Photo by Artem Saranin from Pexels

RP você está preparado para 2030?

Aline Webber
Fantástico Mundo RP
3 min readJul 11, 2019

--

Como nós comunicadores vamos ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS.

Participei do Fórum ODS Brasil, organizado pelo Movimento ODS aqui de Santa Catarina e achei importante compartilhar com vocês o que eu vi, afinal nós Relações Públicas temos muito para contribuir.

Vamos começar do princípio, você sabe o que são os ODS?

“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS, também conhecidos como Objetivos Globais, são um chamado universal para ação contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. Esses 17 Objetivos foram construídos com o sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio — ODM, incluindo novos temas.” PNUD — Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Os ODM foram estabelecidos no ano 2000 e continham oito objetivos de combate à pobreza a ser alcançados até o final de 2015. Desde então, progressos significativos foram realizados:

  • A pobreza global diminuiu;
  • Mais crianças frequentando a escola primária;
  • Mortes infantis caíram drasticamente;
  • O acesso a água potável expandiu significativamente;
  • As metas de investimento para combater a malária, a aids e a tuberculose salvaram milhões de pessoas.

Em setembro de 2015, para dar continuidade a esses avanços, os 193 países membros da Organização das Nações Unidas celebraram o compromisso com a Agenda 2030, que engloba os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas.

Para entender melhor veja o vídeo do IBGE:

Qual é a vantagem de uma empresa em implementar esses objetivos globais?

“As empresas estão desafiadas a rever seus modos de produção e sua relação com os territórios em que operam. O desafio atinge também fatores de cidadania corporativa, isto é, a relação da empresa com públicos com os quais se relaciona, a partir da influência sobre políticas públicas que garantam os direitos fundamentais, a autonomia e a qualidade de vida da população das áreas onde cada empresa atua.” Estratégia ODS

Segundo WayCarbon, consultoria para sustentabilidade, algumas das principais oportunidades para as empresas trazidas pelos ODS são:

(a) atração de investidores e facilidade de crédito:

Grandes fundos de investimentos e provedores de crédito se preocupam cada vez mais com a sustentabilidade das empresas investidas, de modo a mitigar potenciais riscos e garantir melhores retornos no longo prazo. Assim, os grandes players do setor financeiro vêm adotando o nível de engajamento dos negócios com os ODS como critério para destinação de novos investimentos e liberação de crédito.

(b) acesso a novos mercados:

Ao firmarem o compromisso de incluir os ODS à sua estratégia, as empresas abrem caminho para a atuação em novos mercados. Com isso, as organizações também podem atender aos anseios de clientes por produtos e serviços alinhados aos princípios da sustentabilidade. Segundo o relatório Better Business, Better World (BSDC), os negócios sustentáveis têm o potencial de gerar oportunidades econômicas de aproximadamente 12 trilhões de dólares e até 380 milhões de empregos por ano até 2030. O relatório destaca, inclusive, que novos mercados surgirão principalmente em quatro áreas: energia, cidades, agricultura e saúde e bem-estar.

c) melhor comunicação dos impactos positivos da organização com seus públicos:

Muitos dos stakeholders associam uma empresa aos impactos negativos gerados por ela. Tal fato gera questionamentos que influenciam na imagem e valorização da empresa. O bom e assertivo uso dos ODS permite que uma empresa comunique suas ações e impactos positivos de maneira estruturada, alinhada com seus temas materiais e contextualizada com as demandas globais.

Como disse o CEO da Natura, João Paulo Ferreira, no SDG Investment Forum, “Sustentabilidade não é um custo adicional, não é um pedágio, é um investimento para melhores negócios”.

E o que os Relações Públicas tem a ver com isso?

São os Relações Públicas que contribuem para o relacionamento mais harmonioso entre as empresas com a sociedade, buscando a sustentabilidade social e ambiental.

Para alcançar os ODS é necessário a parceria das empresas, governos, sociedade civil e cidadãos comuns. Só assim vamos garantir que deixaremos um planeta melhor para as futuras gerações.

Pense nisso!

Abraços,

Aline

--

--

Aline Webber
Fantástico Mundo RP

Relações Públicas UCS| MBA Gestão Empresarial FGV| Blog Fantástico Mundo RP | RP em Eletrobras Eletrosul