Sifuxipá e o workshop da Lalá Aranha

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readMar 25, 2015

[caption id=”attachment_3704" align=”alignright” width=”300"]

IMG_5558_2

Na expectativa para o início do workshop![/caption]

Como uma boa porta-voz de si mesma e das Relações Públicas, Lalá Aranha, deu um banho de conhecimento nos presentes do primeiro Workshop do ano da ABRP RS/SC, que aconteceu no Moinhos Office em Porto Alegre, RS e teve como tema: como preparar porta-vozes.

Para quem ainda não conhece, Lalá Aranha é gaúcha, formada pela Famecos, presidente do Conrerp 1ª região (RJ), consultora, ouvidora, professora do MBA Comunicação Empresarial da universidade Estácio de Sá, autora do livro Cartas para um Jovem Relações Públicas e muito mais!

Com carisma, a RP iniciou a noite conhecendo cada um dos participantes (dentre eles RPs, jornalistas e administradores) e refletiu em seu modo de falar e agir como deve ser um porta-voz ideal, pois, segundo ela, “o mercado cada vez mais exige dos profissionais que eles saibam falar em público”.

“Ninguém ganha por ser porta-voz, nem ganha mais por isso. Ser porta-voz precisa ser uma obrigação (…) Todos somos porta-vozes de nós mesmos”. Lalá Aranha

Muitos tem a visão de que porta-vozes são apenas aqueles que falam com a imprensa, e essa é uma visão muito distorcida. Podemos não perceber, mas às vezes, a pessoa que menos esperamos é reconhecida como porta-voz de uma organização, empresa, causa, ideal…e está representando, perante todos o perfil, os valores, as mensagens, o posicionamento e defendendo os temas da organização. Esse indivíduo precisa estar associado e mais que isso, precisa identificar-se com a marca para passar transparência e credibilidade. Por isso, é necessário preparar os porta-vozes!

“Todos tem o dom da comunicação, mas, nem todos o desenvolvem”. Lalá Aranha

O treinamento dos porta-vozes, segundo Lalá, não ensina o que dizer, mas COMO dizer, são estratégias, táticas e habilidades desenvolvidas para para falar em público, representar pessoas,movimentos ou organizações em determinados momentos, situações ou ocasiões.

Treinar um porta-voz é levar em conta muitos elementos, primeiramente levamos em conta a voz e fala, a pessoa precisa sentir o que está dizendo, se necessário ela pode ter a ajuda de um fonoaudiólogo, ou até mesmo fazer exercícios como o “Sifuxipá”. Mas além da fala, precisamos dar a atenção à roupa, a apresentação, postura, terminologia, o carisma, expressão corporal, sintonia com o público, o discurso e domínio do tema/conteúdo, o preparo.

“7% da mensagem é transmitida pela palavra
38% pela entonação
55% pela expressão corporal”

[caption id=”attachment_3705" align=”alignleft” width=”300"]

IMG_5567

Lalá dando um banho de conhecimento![/caption]

Ao final do workshop, os participantes conheceram e passaram a dominar técnicas e ferramentas necessárias para harmonizar e consolidar o discurso e posicionamento de um porta-voz e assistiram a muitos exemplos do que não deve ser feito. Agora me conte, você já teve algo parecido com isso na faculdade?

Pois a ABRP RS/SC vem cumprir com o seu objetivo de valorização profissional através de iniciativas como essa, promovendo cursos e workshops de temas importantes para a comunicação empresarial e corporativa.

Perdeu esse?
Em abril tem outro! Olha só:

Gestão e gerenciamento de crises
Curso de extensão de curta duração
Ministrante: profª cintía carvalho (unisinos)
Investimento: R$ 100,00
Associados ABRP RS/SC: R$ 50,00

Mais informações: abrprssc@abrprssc.com / 51 3290.9046

E mais uma boa notícia: vai ter sorteio de uma entrada free para esse curso de gestão e gerenciamento de crises no Fantástico Mundo RP! Aguarde :)

[caption id=”attachment_3713" align=”aligncenter” width=”737"]

11091359_10204000235072534_1936912855_n

Turma presente no workshop da ABRP RS/SC[/caption]

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖