free pik

Três passos para decisões inteligentes em momentos de crise

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readJun 3, 2020

--

*Por Renata Correa

O fato de que o novo Coronavírus pegou todo mundo de surpresa e frustrou diversos planos não é uma novidade. Mas o que muitos empreendedores não sabem, principalmente aqueles que não tinham o digital como um forte canal para seu negócio, é que essa pandemia está nos ensinando muitas coisas.

Em outubro de 2018, a Uol publicou uma matéria onde o número de MEIs havia subido cerca de 38%. Dois motivos para esse cenário foi o desemprego e também uma tentativa de o brasileiro driblar a crise. Considerando que em 2018 o Brasil ainda sofria consequências de uma grande crise político-econômica, esse número pode causar espanto.

Pensando no agora, é notável que a combinação de pandemia com isolamento social deixou poucas opções para empreender, mas essas oportunidades não foram zeradas. Apesar dos recursos limitados, o espaço de destaque é para quem presta serviços essenciais. E acredite, surgiram várias vertentes desses serviços.

Desde o início da pandemia muitas coisas mudaram. Houve estranheza e também adaptação. Houve crescimento, mas também falência. Contudo, mesmo depois que essa maré passar, há pontos que merecem atenção como a evolução e o espaço que as relações humanas virtuais ganharam. É incontestável como isso mudou o comportamento do consumidor, e já sendo clichê: podemos observar isso principalmente nos meios digitais.

Essas relações incluem as aulas que agora são online, reuniões por chamada de vídeo, a presença mais duradoura nas redes sociais, vendas e outras ações.

Segundo a Veja, em março deste ano foi possível notar que o tempo médio de conexão em dispositivos fixos aumentou 40% e, consequentemente, o padrão de consumo da internet no Brasil também mudou, o uso está um pouco acima do normal.

Considerando esse momento e esses dados venho propor duas coisas para você, empreendedor.

Qual é o seu potencial para se reinventar?

Além de conteúdo, o quanto você consegue trazer seus serviços ou produtos para o meio digital? A lição é que não importa o seu tamanho, isso não quer dizer que você não tenha que ter um plano de contingência.

Agora te proponho um exercício que apesar de simples, é de extrema importância e por isso deve ser feito com muita calma e atenção.

  • Passo 1: faça uma lista de possíveis problemas que seu negócio poderia enfrentar. Quanto mais perspectivas você conseguir pensar, é melhor.
  • Passo 2: faça uma avaliação do impacto que esses problemas podem trazer para sua empresa.
  • Passo 3: para cada caso pense qual vai ser a prioridade da empresa, caso passe por esse momento. Então, com base nessas prioridades, desenvolva soluções para esses problemas.

É importante ter um documento que descreva todo o plano e também que ele seja atualizado sempre que necessário, aliás, ter um plano de contingência engavetado não vai te ajudar. E é claro que não podemos prever alguns acontecimentos, mas se você tem um planejamento de crise você tem meio caminho andado para sair dela.

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖