Uma reflexão sobre datas comemorativas

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
3 min readMay 12, 2015

Ao começar a escrever este texto, imaginei se não estaria trazendo algo clichê. Entretanto, falar sobre a imagem equivocada que muitas pessoas possuem sobre o profissional de comunicação interna como gerente de datas comemorativas, é reforçar a autoestima desse especialista, e autoestima precisa ser reforçada todos os dias.

11121498_1004872822858949_1056376774_n

Será que datas comemorativas são tão pouco estratégicas assim? Se analisarmos externamente o quanto as marcas reforçam sua visibilidade e vendem ainda mais os seus produtos nesses períodos, podemos dizer que elas são grandes responsáveis pelo faturamento de uma empresa. Quando conhecemos vencedores de prêmios de publicidade, um número relevante de campanhas dessas datas está entre as premiadas, provavelmente porque os temas permitem a criação de uma comunicação mais impactante e atrativa.

O que gera esse movimento no mercado é o poder que celebrar datas especiais tem de gerar sentimentos nos consumidores como pertencimento, união, reconhecimento e admiração, os quais são buscados todos os dias pela maioria dos seres humanos.

Hoje, sabemos que uma empresa precisa conquistar seus profissionais todos os dias. Gosto muito da expressão criada pela diretora da empresa na qual trabalho, Analisa de Medeiros Brum, profissional referência em endomarketing no Brasil, de que hoje os colaboradores “ficam” com as empresas. E para fazer com que as pessoas se apaixonem e sejam fieis a suas organizações, precisamos estimular os sentimentos como os citados acima, os quais datas comemorativas também têm a capacidade de despertar.

As pessoas precisam saber que as empresas se preocupam com suas vidas fora do ambiente corporativo, as empresas precisam mostrar o quanto admiram aqueles que são trabalhadores caracterizados por praticar os seus valores, precisam mostrar o quanto estão engajadas em promover um mundo melhor para sociedade. Tudo isso devem ser os norteadores ao pensar em um planejamento estratégico de datas comemorativas e devem estar no discurso das campanhas e ações que serão realizadas.

Uma dica para profissionais que queiram mudar a visão dos executivos das empresas nas quais trabalham sobre o assunto, é apostar em ações colaborativas, o que permite uma mensuração instantânea do engajamento dos colaboradores com organização. Ao colaborar, as pessoas podem mostrar o quanto conhecem a empresa e valorizam a preocupação da organização com elas.

Datas comemorativas com certeza não são só o que fazemos, mas sem dúvida podem ser uma das chaves para eficiência do nosso trabalho.

Está em nossas mãos tornarmos desenhos em obras de arte.

Sobre a autora:

1

Angélica Madalosso.

Ela é graduada em Relações Públicas pela PUCRS e atualmente trabalha na Happy House Brasil. Já entrevistamos a autora aqui no blog, confira o perfil completo dela aqui!

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖