Vamos juntas? Um movimento cheio de empoderamento

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
4 min readSep 18, 2015
imagem: facebook

No FmundoRP a gente sempre dá espaço para projetos que merecem o reconhecimento. Aqueles que mudam pequenas atitudes e que em conjunto conseguem mobilizar pessoas e mudar pensamentos.

Dessa vez, apresentamos um projeto lindo e que reúne somente no Facebook mais de 200 mil pessoas. A cada nova história compartilhada, uma nova esperança surge, o coração aquece e vemos que o poder de solidariedade está em cada esquina, cada ponto de ônibus em cada lugar.

Para mostrar o projeto, apresentamos: Bárbara Souza, jornalista e idealizadora do movimento “Vamos Juntas?”. Acompanhe a entrevista para o FmundoRP e encante-se com esse universo.

[caption id=”attachment_4290" align=”alignleft” width=”300"]

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal[/caption]

FmundoRP: Qual é a história dessa ideia?

Babi:O movimento iniciou concretamente no dia 30 de julho, mas digamos que a sementinha dele, dentro de mim, germinava há algum tempo. Sempre fui vista como uma jornalista idealista que tem o sonho de mudar o mundo, e realmente tenho. Não que eu tenha a megalomania de achar que o mundo não viveria sem mil e tal, mas acho que tenho a responsabilidade de “mudar” o MEU mundo e o mundo a minha volta, como acho que deveria pensar qualquer cidadão. Nesse sentido, vinha pensando muito sobre a relevância que eu tinha, não tanto como jornalista, mas principalmente como ser humano, foi quando comecei a estudar e pesquisar sobre colaborativismo e empreendedorismo social. Entrei em contato com a incrível ideia de que as pessoas têm o poder de melhorar as suas vidas através da união e que juntos podemos mais e somos mais felizes. A velha ideia de que a união faz a força e de que ao invés de reclamar dos poderes, devemos nos propor, juntos, a deixar o nosso mundo um pouquinho melhor.Como já estava em contato com essa forma de ver o mundo, o movimento surgiu como solução colaborativa para um problema real que passamos todos os dias. Tive o estalo no caminho de volta para casa e junto com uma designer fiz um card explicando qual seria a ideia do movimento. O objetivo era postar apenas nas minhas redes sociais para contar a essa ideia para as minhas amigas. A repercussão foi tanta que em menos de duas horas pessoas de fora do meu circulo de amizade estavam compartilhando a imagem e perguntando se tínhamos página, aí me senti obrigada criá-la.

FmundoRP: A página é feminista?

Babi: Ela é feminista no sentido de que buscamos a liberdade de ir e vir em segurança e também porque tem empoderado muitas mulheres. Porém, entendemos que a igualdade de gêneros deve ser interessar aos dois gêneros, uma perspectiva diferente da maioria dos movimentos intitulados feministas. Não banimos homens da página, por exemplo, porque acreditamos que essa conscientização de como as mulheres se sentem na rua deve acontecer.

FmundoRP: Quem cuida da página?

Babi: Nesse momento eu cuido da página com a ajuda de cinco voluntárias que ajudam a administrar os grupos (temos um para cada região do país) e responder mensagens de meninas que contam suas histórias. Recebemos em média 80 mensagens por dia.

FmundoRP: Qual é o maior diferencial do “Vamos Juntas”?

Babi: É dar esperança e valorizar a união. Poucas páginas nas redes sociais têm esse objetivo. Além disso, ele trouxe a questão do empoderamento da mulher através do amor e da união, uma perspectiva diferente da maioria dos grupos que dizem buscar igualdade de gêneros e que costumam ser carregados de raiva.

FmundoRP: Quais os próximos planos?

Babi: Através do Catarse vamos financiar a continuidade do movimento e a criação e manutenção de um aplicativo para tornar os encontros dessas mulheres possíveis. Muito em breve teremos novidades sobre esse projeto.

vamos juntas

Publicaremos na página!

Quer acompanhar cada passo desse movimento é só seguir a página “Vamos jutas?” e juntar-se a esse espaço que nos traz a importância de unirmos em busca de mais segurança.

“Na próxima vez que estiver em uma situação de risco, observe: do seu lado pode estar outra mulher passando pela mesma insegurança. Que tal irem juntas?

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖