Foto por Annie Spratt (Unsplash)

Virei sênior, e agora?

Quatro dicas para profissionais e líderes jovens

Brandy Aguiar
Fantástico Mundo RP
4 min readDec 10, 2021

--

Ai ai, eles crescem tão rápido… No mercado de trabalho têm sido comum aparecerem especialistas e líderes com menos de 25 anos, e eu entrei para essa estatística. Entre comemorações e ansiedades, separei conselhos valiosos para quem está virando “chefe” pela primeira vez. Vamos nessa?

Afinal, o que é ser sênior?

Como saber que você virou gente grande? No mercado de comunicação você vai ver uma salada de frutas de termos e descrições de vaga. Basicamente existem três caminhos de senioridade: o de especialista, o de gestão e o dos dois ao mesmo tempo. Neste texto, vou focar no terceiro cenário.

Mas o que isso quer dizer? Além de você ser uma pessoa com muita bagagem acadêmica e/ou profissional na sua área de atuação (branding, por exemplo), você será a pessoa responsável por estruturar fluxos e processos, acompanhar a jornada de outras pessoas e ser o ponto focal de estratégia e decisões para seus pares e até colegas de outras áreas da organização.

Leu tudo isso e se apavorou? Respira fundo e vem comigo!

1. Converse com a síndrome do impostor

É, você vai pensar que o seu lugar não é onde você está. Nos ensinaram a vida toda que existe uma ordem “natural” das coisas e de repente damos um salto de carreira? Somos uma fraude? Não, não somos.

Você deu seus pulos, agora sorria :)

Toda vez que paro para pensar nas horas que passei estudando, criando projetos e analisando qualquer coisa sob a ótica da comunicação e esquecendo que eu estava só colocando as minhas séries em dia eu fico assustada. Muita coisa deixou de ser tradicional: a forma de aprender, de ensinar, de trabalhar e principalmente as habilidades que o mundo do trabalho espera de você. Se você esta aí, tem motivo. Converse com esse motivo e acredite.

2. Esteja aberto e preparado para o choque geracional

Nem todo mundo está acostumado com chefes jovens e sim, isso vai te demandar paciência e observação. Pode acontecer questionamentos ou formas sutis de testar a sua resiliência ou qualidade de suas entregas. A melhor resposta que você pode dar em situações como essa é: fazer a sua parte. Afinal a adaptação não é e nem será responsabilidade somente sua.

3. Feedback, feedback e feedback

Receba e distribua. A melhor forma de saber o que realmente está acontecendo no seu time e como as pessoas estão se sentindo em relação a sua liderança é conversando. Você também vai se sentir melhor ao espantar as vozes da sua cabeça ao saber que a maioria dos seus medos nem são reais e que você está atingindo as expectativas necessárias para sua função.

Parceria e feedback é tudo. Quanto mais, melhor.

4. Não esqueça que você está nos 20 e poucos anos

Eu vou ser uma líder que coloca memes no meio de reuniões triviais e escuta k-pop nas horas de foco. E você? Não tenha vergonha de ser quem é e de parecer uma pessoa jovem demais, porque você é.

Além disso, você vai inovar e muito nos quebra gelos com seu time.

Você vai precisar ter maturidade e ponderar suas decisões, mas isso não significa que você precisa imitar pessoas mais velhas ou chefes que você já teve ao longo dos estágios e trabalhos da vida. Se a organização escolheu você para liderar algum time é porque suas características são valorizadas e estratégicas para criar a nova forma de pensar na empresa.

E aí? Partiu liderança? Esse foi o meu último texto de 2021 aqui no Fantástico, mas logo logo tem muito mais! Se cuidem, tomem a terceira dose da vacina e bora mudar as organizações para melhor em 2022.

--

--

Brandy Aguiar
Fantástico Mundo RP

Publicitária e graduanda em Relações Públicas na UFRGS. Escrevo para resistir.