Você maquia?

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP
4 min readNov 20, 2015

[caption id=”attachment_4476" align=”alignleft” width=”300"]

Foto: Divulgação/ Fábio Pelinson

Foto: Divulgação/ Fábio Pelinson[/caption]

Apoiar, informar e apresentar a sororidade. Eis os fundamentos da campanha “Violência, você maquia?”. Apresentamos a vocês queridos leitores, o trabalho que está sendo desenvolvido pelo 5º semestre de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria- campus de Frederico Westphalen.

O projeto faz parte da disciplina Planejamento de Campanhas Comunitárias e cumpre o seu papel quando, da parte teórica, consegue a visibilidade envolvendo todas as camadas da sociedade, a fim de estabelecer um dialogo sobre assuntos de discutibilidade pública.

E para que possamos apresentar com toda a destreza e importância que esse projeto possui, entrevistamos a acadêmica Émilly Pons que vai nos detalhar as ações que serão realizadas, e todos os processos até a tomada de decisão pelo tema.

Confere ai:

FMRP- Como foi à escolha do tema?

Émilly- A turma já possuía muito interesse pelo tema, mas para termos certeza e dados, nos dividimos em grupos e fomos até alguns órgãos públicos da cidade para questionarmos quais as demandas mais necessitadas. Foi aí que fomos surpreendidos, quando chegamos à Delegacia naquele mesmo momento havia duas vítimas de violência doméstica. Após o levantamento, apontou-se que este tema era sim o que mais necessitava ser debatido, foi realizado clipagem nos jornais locais e mais uma vez encontramos inúmeras notícias sobre violência e até morte de mulheres.

FMRP- Quais ações serão desenvolvidas?

Émilly- Através da disciplina de Planejamento de Programas Comunitários e Campanhas Institucionais realizamos quatro ações, iniciamos com o lançamento da campanha para a imprensa e comunidade frederiquense, depois iniciamos panfletagens na UFSM/FW e URI/FW, intervenção na praça e mesa redonda em duas rádios da cidade. Durante o lançamento da campanha, as autoridades presentes já se estimularam para a criação de um programa na cidade sobre o tema e isso, com certeza, foi incentivador para nós. O folder que produzimos é bem impactante, pois na frente é a foto de uma menina maquiada e quando você abre uma aba, no caso a metade do rosto dela, este está machucado. Como o nome da campanha já diz “Violência, você maquia?” a intenção foi exatamente essa, de que a maquiagem esconde a violência, tanto pra quem sofre quanto pra quem vê. A ação que mais nos fez refletir sobre o tema foi a intervenção. Uma das meninas que foram voluntárias para as fotos da campanha, foi maquiada como se estivesse machucada e aos arredores da praça da cidade abordou algumas pessoas pedindo ajuda, nessa ação conseguimos mensurar quais pessoas sabiam os canais de denúncia e apoio e também como a população lida com o tema.

Já pela disciplina de Laboratório Multimídia II a campanha terá duração de um mês, com postagens sobre os tipos de violência, sobre os canais de denúncia, depoimentos de pessoas influentes na cidade, relatos de pessoas relatando o que “NÃO MAQUIA”, divulgação de assuntos ligados com o temática, além de interação com os seguidores.

FMRP- Quais foram os maiores desafios até agora?

Émilly- Sem dúvidas, o maior desafio para nós está sendo colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilas. O assunto é muito delicado e durante as ações conseguimos perceber que está muito próximo de nós. Estamos lidando com pessoas, com sentimentos, traumas e até mesmo atitudes que levam a morte de muitas mulheres. Cada vez mais, estamos envolvidas nessas ações e isso nos faz sentir uma parcela de responsabilidade sobre a vida dessas mulheres. E, por essa responsabilidade, quem sabe até não surge uma ONG? Haha planos…

FMRP- Quais os objetivos a campanha pretende atingir?

Émilly- A campanha “Violência, você maquia?” tem o objetivo de debater e divulgar os canais de denúncia e apoio contra a violência as mulheres. Também queremos informar os tipos de violência, além de promover a reflexão na sociedade.

FMRP- O que mais impactou vocês durante a produção do material?

Émilly- Durante a intervenção e a panfletagem, fomos surpreendidas por mulheres que nos relataram que sofreram e algumas que ainda sofrem violência física. Foi bem complicado nos depararmos com estas situações cara a cara, e o mais triste disso é saber que essas mulheres, com certeza, já estavam no ápice, necessitando realmente de ajuda, pois tiveram coragem de se abrir conosco.

FMRP- E por fim, qual a mensagem que a campanha quer passar?

Émilly- A nossa intenção foi levantar a bandeira da causa, por meio da campanha conseguimos mobilizar o poder público e a comunidade. O importante foi dar o pontapé inicial para o debate, colocar ainda mais o tema em pauta e tentar aos poucos inserir a ideia de que a violência verbal, simbólica, psicológica e física está presente em nossa cidade e que essas matam e agridem a vida das mulheres.

São anos de luta para conseguirmos desmantelar uma sociedade machista, mas são atitudes como estas que mostram que o engajamento de jovens para a mudança de atitudes, nos levam a ter esperança de um futuro melhor. Queremos parabenizar os organizadores dessa campanha e desejar que bons frutos sejam colhidos e que cada vez mais a gente consiga não maquiar mais a violência.

Para acompanhar esse projeto conheça a página no Facebook “Violência, você maquia?” e siga no Instagram @violenciavocemaquia.

Faça sua parte!

[caption id=”attachment_4477" align=”aligncenter” width=”761"]

Foto: Fábio Pelinson Arte: Agência Holy

Foto: Fábio Pelinson
Arte: Agência Holy[/caption]

--

--

Fantástico Mundo RP
Fantástico Mundo RP

Foram 11 anos de conteúdo e amor por Relações Públicas. Ficamos por aqui! Obrigada 💖