Já pensou em reduzir seu lixo a zero?

Educação ambiental e sua importância em uma sociedade sem o hábito da Coleta Seletiva

Focas no Assunto
focasnoassunto
4 min readDec 20, 2016

--

(Foto: The Real Cloud— Flickr Creative Commons)

Por Felipe Vicente, Jheine Sieben e Juliana Coin

Lixo é uma palavra e uma realidade com a qual cruzamos todos os dias de nossas vidas e muitas vezes não nos damos conta. Ela está presente no pedaço de plástico que acabou de cair no chão, na garrafinha de refrigerante que foi posta de lado e até mesmo em uma letra musical sobre traição (que lixo!). O mais bizarro entre todas essas coisas é que muitas vezes não percebemos o quanto usamos a palavra “lixo” e o quanto ela pode significar. Infelizmente, todo conceito tende a ser de cunho negativo, assim como os objetos com as quais está relacionada.

Em Porto Alegre, capital do RS, seu significado engloba números importantes: segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), 100% das ruas da cidade – que dão acesso a caminhões – possuem atividade de coleta seletiva para lixos recicláveis. Esse recolhimento ocorre três vezes na semana e desde o ano de 2007 acumulou mais de 300 toneladas de resíduos sólidos recicláveis. Ainda que a coleta seletiva tenha crescido, Porto Alegre é considerado um município com baixo investimento na redução destes materiais.

Semana Lixo Zero

A fim de conscientizar a população sobre esses dados e também sobre a produção e o controle de lixo doméstico e empresarial de Porto Alegre, ocorre anualmente a Semana Lixo Zero em diversas capitais brasileiras. Em Porto Alegre, a última edição aconteceu em outubro deste ano, coordenada por Fabíola Pecce. Ela é responsável pelo evento na capital gaúcha e também é fundadora da Oficina Pasárgada. Quando questionada sobre o objetivo do evento, fala:

- A gente tenta trabalhar uma educação ambiental ninja, que é para as pessoas realmente poderem materializar e botar na prática. Então, os conteúdos que a gente tem tentado trabalhar são aqueles que elas saem de lá fazendo uma lista de dez coisas que querem mudar em sua rotina.

Além da Semana Lixo Zero, outros projetos visam diminuir a produção de lixo em Porto Alegre. É indispensável e primordial a importância da reciclagem para preservação ambiental. Outros fatores importantes para salvar o planeta estão na redução do lixo e na redução de água e de emissão de gases poluentes.

Resíduos coletados pelos trabalhadores da Cooperativa Mãos Unidas de Santa Terezinha, em Porto Alegre. (Foto: Juliana Coin)

Poder Público

Ainda que a preservação do meio ambiente seja o mais importante, a reciclagem causa enorme benefício financeiro. As prefeituras brasileiras têm o lixo como seu terceiro orçamento (atrás apenas de Educação e Saúde). Além disso, o encaminhamento e reciclagem geram rendas e empregos.

É claro que, primordialmente, devem funcionar os meios essenciais para recolhimento e reciclagem nas cidades. Em Porto Alegre, o DMLU é responsável pelo recolhimento e destinação de mais de duas toneladas de lixo recolhidas diariamente e que são encaminhadas às 17 unidades de triagem. A mais recente é a Cooperativa Mãos Unidas de Santa Terezinha, coordenada por Eloá Teresinha Rodrigues da Silva.

Atualmente, a Cooperativa conta com 35 trabalhadores e funciona de forma democrática: a soma do que é reciclado e vendido é dividida por todos. Lá, o mais importante não é o dinheiro, e sim a construção de uma cidade limpa e reciclável.

Confira nossa matéria sobre Lixo Zero

Entenda o que é resíduo reciclável

Resíduo reciclável é todo aquele “lixo” que possui capacidade de transformação em objeto de mercado ou objeto industrial. Esses resíduos geralmente vêm de materiais de plástico, papel seco, vidro ou metal, entre eles caixas, brinquedos, arames, isopor e até mesmo chapas de raio-X.

Os resíduos não recicláveis ou reaproveitáveis são repassados aos aterros depois de separados nas cooperativas. Também é colocado junto ao material recolhido nas lixeiras do restante da cidade. Pois, ao contrário do que pensamos, só são reutilizados pelas cooperativas os resíduos reciclados e recolhidos pelos caminhões do DMLU.

Essa questão é um problema de todos nós, este é o nosso planeta e ele é único. Talvez a postura que temos em relação ao lixo possa ser mais responsável, gerando emprego, renda e uma sociedade ambientalmente mais correta.

Fique por dentro de notícias e informações sobre o assunto na página do Instituto Lixo Zero Brasil.

--

--

Focas no Assunto
focasnoassunto

Projeto de produção independente de conteúdo feita por estudantes de jornalismo.