Representatividade sem medidas

Tainara Mauê
focasnoassunto
Published in
4 min readJan 24, 2017

Modelos Plus Size rasgam os manuais e inauguram novos padrões de beleza

Por Fernanda R., Jheine Sieben Leithardt e Tainara Mauê

Com cada vez mais repercussão na mídia, a moda que elimina padrões e apoia o amor pelo corpo vem fazendo sucesso e ganhando a aceitação do público em geral e das próprias gordinhas. A guerra pelo fim dos estereótipos e da luta contra o sobrepeso permitiu o sorriso no rosto e o amor pelas curvas de muitas meninas, além da confiança para incluir no guarda-roupa as peças sem receio de usar.

A autoestima de muita gente superou os tantos apelidos, lágrimas e regimes, e sobe aos palcos e sorri para as câmeras com cada vez mais força no mercado. A moda plus size cresce no Brasil 30% ao ano. É um mercado em expansão que movimenta, aproximadamente, R$ 4,5 bilhões e impõe a procura por mais representantes nas agências de modelos. Os clientes buscam no casting mulheres de altura e tamanhos diversos para que seus consumidores se identifiquem.

Ju Romano, a primeira plus size a posar para a ‘Playboy’ Brasileira. As fotos não foram editadas.

O Plus Size nas passarelas

Acompanhamos o concurso Top Model Plus Size RS, que selecionou, no dia 22 de outubro de 2016, no Lindóia Tênis Clube em Porto Alegre, novas modelos com manequim entre 46 e 60. A ideia surgiu das participantes do blog Clube da Gordinha, Betânia Castoldi e Anne Silveira, e da modelo Fabiane Niewierowska.

De acordo com as idealizadoras, o projeto tem como objetivo aumentar a representatividade das mulheres que possuem manequins de tamanhos diferentes, reforçando a autoestima e promovendo a diversidade. O diferencial do concurso são os tipos diversos. Busto, quadril ou raça não requerem medidas padrão, nem eliminam ou categorizam as candidatas. É uma forma de descobrir novos modelos, tornando possível a profissionalização das meninas participantes.

A Personal Stylist Silvia Scola foi uma das dez juradas e promoveu, em seu primeiro evento evento Plus Size, uma palestra de preparação para as participantes do concurso . Além da beleza e porte, Silvia destaca que a atitude é o diferencial principal para definir a carreira de modelo.

O evento ocorreu pela primeira vez no Estado e teve mais de 300 inscrições, do qual foram selecionadas 36 candidatas que participaram dos desfiles de moda casual e biquíni. Todos os ingressos foram vendidos e foram colocadas cadeiras extras. Na plateia, o público se dividia entre quem acompanhava atentamente as modelos concentradas nos desfiles e o olhar ansioso da torcida de familiares e amigos. Todos, no entanto, estavam animados.

O evento foi o primeiro da moda Plus Size que a maquiadora Cristina Varnier acompanhou. Ela elogiou a beleza das modelos e a quebra de padrão que o concurso propõe.

As ganhadoras foram:

Categoria 46 ao 50:
Top Model Plus Size RS 2017: Priscila Ott Reimche
2ª Top Model Plus Size RS 2017 Tatyelly Rodrigues
3ª Top Model Plus Size RS 2017 Júlia Quadrado

Categoria 52 ao 60:
Top Model Plus Size RS 2017 Yasmin Cardoso
2ª Top Model Plus Size RS 2017 Priscila Chagas Oliveira
3ª Top Model Plus Size RS 2017 Jéssica Lima

Ganhadoras do concurso | Foto: Reprodução/ FacebookTopModelPlusSize

Afinal, onde está o problema?

Nas mulheres o sobrepeso aparece em diversas idades, quando há mais gordura no corpo do que o ideal para uma vida saudável. Os dados do Ministério da Saúde mostram que a capital com maior número de pessoas com excesso de peso, 55,4%, é Porto Alegre, seguida por Fortaleza com 53,7% e Maceió com 53,1%. Já falando de obesidade, a Capital gaúcha fica em segundo lugar, com 19,6%, atrás apenas de Macapá, com 21,4%.

A obesidade é definida como uma doença crônica que afeta um número elevado de pessoas em todo o mundo e pode gerar graves problemas de saúde. Porém, nem toda pessoa com sobrepeso sofre de obesidade. Uma rotina alimentar saudável, a prática de exercícios físicos e cuidados com a saúde permitem que a pessoa com “quilos a mais” tenha uma vida saudável com “quilos a mais” também.

ENTENDA A DIFERENÇA:
Obesidade — Gordura corporal muito acima da considerada saudável.
Sobrepeso — Gordura corporal um pouco acima da considerada saudável.

Padrão é coisa do passado

Os estereótipos corporais femininos perpetuados pela mídia e, sobretudo, pelos editoriais de moda levaram uma busca por mudança nos padrões de beleza e por outros tipos de representatividade. Existem muitas mulheres que não são representadas em revistas, programas de televisão e publicidades em redes sociais. Por fugirem de um padrão imposto pelos meios de comunicação de massa, elas não alcançam seu lugar. É por isso que eventos como o concurso Top Model Plus Size RS são tão importantes para a sociedade: para que as meninas e mulheres reforcem sua autoestima e se vejam como possuidoras de um poder que a mídia hegemônica insiste em negar.

Confira a cobertura do evento

REDES SOCIAIS:
- Facebook: www.facebook.com/focasnoassunto
- Instagram: www.instagram.com/focasnoassunto
- Soundcloud: www.soundcloud.com/focasnoassunto

--

--