Roller Derby, um esporte de contato e predominantemente feminino

Tainara Mauê
focasnoassunto
Published in
4 min readNov 30, 2016

A modalidade é procurada por meninas que querem, através da prática, superar desafios e fortalecer o feminismo

Por Tainara Mauê e Fernanda R.

Você conhece Roller Derby?
Nossa equipe foi até a cidade de São Leopoldo(RS) acompanhar o 5° Brasileirão de Roller Derby para poder explicar melhor como esse esporte funciona. Participaram 6 equipes: Ladies of Helltown (SP), Gray City Rebels (SP), Thunder Rats Derby Squad (SP), Wheels of Fire Roller Derby Club (RS), Sugar Loathe Roller Derby (RJ) e Blue Jay Rollers (PR).

Classificação geral do campeonato:
1º Lugar: Ladies of Helltown São Paulo Roller Derby
2º Lugar: Gray City Rebels
3º Lugar: Wheels of Fire Roller Derby Club
4º Lugar: Thunder Rats Derby Squad
5º Lugar: Sugar Loathe Roller Derby
6º Lugar: Blue Jay Rollers

O Roller Derby é um esporte de equipe, com contato físico e bem competitivo. A disputa ocorre entre duas equipes de cinco jogadoras que utilizam patins quad (duas rodas na frente e duas atrás) e equipamentos de proteção (capacete, joelheira, cotoveleira e munhequeira). Os times se enfrentam durante 60 minutos, divididos em jogadas de dois. Entre cada jogada, há um intervalo de 30 segundos. As equipes tem 14 patinadoras, sendo que cinco vão para a pista e as demais ficam no banco de reservas à disposição da treinadora. O jogo é realizado em uma pista oval que pode ser inclinada. Aqui no Brasil as tracks — como são chamadas — são planas.

Team Brasil no último Roller Derby World Cup em 2014

Surgimento do Roller Derby

O esporte surgiu na década de 30 nos Estados Unidos. Primeiramente, era mais uma competição de resistência (completar o maior número possível de voltas na pista em alta velocidade). A partir da década de 40 tornou-se um esporte de contato. Nos anos 70, o Roller Derby alcançou seu auge, mas foi perdendo fãs até ser quase totalmente esquecido. Em 2000, um grupo de mulheres americanas decidiu resgatar o Roller Derby, porém desta vez como esporte e com ação real, ganhando regras, estratégias, proteção e uma ordem mundial Women’s Flat Track Derby Association, bem como o registro de todas as ligas existentes no mundo, passando a ser um esporte oficial.

O jogo é formado por duas equipes de cinco jogadoras, sendo quatro Blockers (bloqueadoras) e uma Jammer (atacante). A Pivot (pivô) é a líder do time que cuida da parte defensiva. Além do uniforme das duas equipes, a Jammer possui uma estrela no capacete e a Pivot uma faixa.

Foto: Reprodução Facebook Team USA Roller Derby

Blockers e Jammers

Na pista as Blockers formam um grupo chamado Pack, onde a Pivot vai à frente para controlar a velocidade do grupo (quando seu time está perdendo a Pivot diminui a velocidade e quando está ganhando aumenta) e alguns metros atrás posicionam-se as Jammers de ambos os times. No primeiro apito, o bloqueio sai e realiza a estratégia para não permitir que a Jammer do time contrário ultrapasse o grupo e para ajudar a sua Jammer a ultrapassar o time adversário. No segundo apito as Jammers saem em uma velocidade absurda para ultrapassar o bloqueio adversário. A partir da segunda volta na pista, a Jammer começa a marcar pontos, um para cada Blocker do time oposto que ultrapassa. Os jogos, chamados bouts, são formados por Jams, partidas que duram cerca de 2 minutos.

O contato físico é permitido em algumas partes do corpo da jogadora: peito, abdômen, quadris, lateral da perna e mãos. Há possibilidade de penalidade quando a patinadora é tocada nas costas, no pescoço e abaixo do joelho.

Roller Derby é um esporte que faz com que as pessoas que o praticam se identifiquem com sua força e com o famoso do it yourself, já que ainda é desconhecido para muitos. A modalidade exige dedicação e muita disciplina de todos os envolvidos.

Galeria de Imagens

Foto: Tainara Mauê/ 5º Brasileirão de RD
Foto: Tainara Mauê/ 5º Brasileirão de RD
Foto: Tainara Mauê/ 5º Brasileirão de RD

REDES SOCIAIS:
- Facebook: www.facebook.com/focasnoassunto
- Instagram: www.instagram.com/focasnoassunto
- Soundcloud: www.soundcloud.com/focasnoassunto

--

--