Sejam todos bem-vindos!

Focas no Assunto
focasnoassunto
Published in
3 min readNov 11, 2016

O Focas no Assunto é um projeto de produção independente de conteúdo feita por estudantes de jornalismo. Quer saber mais? Acompanhe a leitura para entender todos os detalhes desde a criação, até a escolha dos conteúdos apresentados.

Como surgiu a ideia?

A ideia do grupo surgiu há alguns semestres, durante uma conversa entre alguns de nós para a criação de um canal do YouTube onde os alunos iriam debater livremente sobre um determinado assunto com a opinião de estudante, o que não é recorrente na mídia tradicional. De lá, o nome Focas no Assunto já foi definido.

“Focas” se refere ao estudante de jornalismo ou jornalista inexperiente, em processo de amadurecimento e aprendizado. E o “no assunto” veio da ideia de aprofundarmos o debate, na época, sobre determinado assunto.

Com a troca de universidade por alguns, o aumento das cadeiras para outros, a chegada do Grau B para todos, a vontade de produzir ficou, mas a motivação para começar se distanciou cada vez mais. Desde então, o grupo de amigos se manteve e frequentemente surgiam conversas a respeito da falta de espaço para a produção independente, fora da linha editorial e principalmente de conteúdos sobre temas de forma mais aprofundada: com reportagens, discussões e análises, por exemplo.

No último dia 30 de Setembro, surgia a ideia do novo projeto Focas no Assunto! Um PowerPoint foi enviado a uma conversa em grupo criada no Facebook, com as “instruções” e “convocações” de como seria:

“Criação de um canal para produção de reportagens, entrevistas, discussões e comentários feitos por alunos de jornalismo. “ “Um “conteúdo ‘amador’, sugerindo um ponto de vista diferente dos mass media, com aprofundamento ou reflexão a partir de determinados assuntos em alta ou importantes.”

Logo inicial do Projeto (SIM, não somos Publicitários)

De lá pra cá, como se oficializou?

12 estudantes de jornalismo “convocados” apoiaram a ideia, de universidades e semestres diferentes, e se reuniram pela primeira vez no dia 08 de Outubro para as definições essenciais do Projeto em um restaurante do Centro. Lá, criamos os ideais, a logística de produção e definimos as primeiras pautas do Focas. Depois disso, uma reunião “definitiva de lançamento” foi feita no dia 29 de Outubro, e estava oficializado: Dia 31 íamos ao ar com este projeto lindo!

1ª Reunião oficial do Focas no Assunto

Como funciona?

Você pode acompanhar o Focas no Assunto aqui no Medium e também no Youtube, Instagram, Facebook e SoundCloud. Cada um dos integrantes é responsável pela produção de uma reportagem sobre uma pauta mensal escolhida de acordo com o seu interesse pessoal, e nos reunimos uma vez por mês para a reunião de pauta e debate da abordagem e apuração do próximo mês.

Se quiser entrar em contato conosco enviando alguma sugestão de pauta ou de gestão, crítica ou elogio, é só enviar e-mail para falecomfocasnoassunto@gmail.com

Qual o objetivo do Focas no Assunto?

Nosso objetivo é produzir materiais de interesse público e do público com abordagens e pautas diferentes das vistas nas mídias tradicionais. Pretendemos incentivar a produção independente de conteúdo na forma de reportagens, análises, entrevistas e documentários. Também temos por objetivo incentivar os alunos de jornalismo a produzirem trabalhos durante o período universitário e usarem do direito de liberdade de expressão para não depender de barreiras editoriais para a discussão de temas relevantes e de interesse público.

Salientamos que o grupo é formado somente por alunos que produzem conteúdo de forma voluntária e defendem a prática jornalística respeitando a ética e os direitos humanos. Também destacamos a importância do projeto para fins pessoais de profissionalismo, com a formação de portfólio, experiência na área, e é claro, nosso objetivo principal: notoriedade.

Nosso próximo post vai falar mais sobre cada um dos integrantes do Focas no Assunto. Continue acompanhando!

--

--

Focas no Assunto
focasnoassunto

Projeto de produção independente de conteúdo feita por estudantes de jornalismo.