Folie à Deux: Estatuto Editorial

David Rodrigues
Folie à Deux
Published in
1 min readSep 2, 2020

Folie à Deux assume-se como um projeto de jornalismo independente de cariz informativo, pedagógico e recreativo. Pretende, através da publicação tendencialmente diária de conteúdos noticiosos, opinativos, literários e criativos, dar a conhecer realidades muitas vezes alienadas do cenário mediático mais convencional/generalista.

As opções editoriais de Folie à Deux assentam não só mas também no entendimento geral de que o processo de distilação subjetiva das realidades é inerente ao jornalismo. Assim, opta por basear-se na sua própria realidade contextual, tentando ilustrá-la com o maior rigor e exatidão possível, valorizando acima de tudo a liberdade de expressão e de interpretação e despindo-se assim de qualquer presunção de “objetividade” ou imparcialidade, já que o Eraserhead (1977) deixa de ser um filme a preto e branco quando o ácido começa a surtir efeito.

Folie à Deux adota os preceitos éticos e deontológicos do jornalismo relativos ao combate à censura, ao tratamento discriminatório, à luta pela liberdade de expressão e à divulgação de atentados contra a mesma e à recusa de funções que comprometam o seu estatuto de independência. Aborda o rigor, a exatidão, o sensacionalismo e o entretenimento através duma perspetiva libertária mas que assume sempre a responsabilidade pelas suas publicações.

--

--