Ler mais e melhor

Algumas dicas para quem tem dificuldade. ;)

Conheço muitas pessoas que me dizem que não gostam de ler porque acham difícil, demorado e cansativo. Então pensei em reunir algumas dicas para ler melhor e mais rápido.

Fiz uma pequena pesquisa e selecionei 7 fatores que ajudam bastante no começo. Na verdade, eu nunca tive dificuldade para ler, porém alguns desses passos deixam a leitura mais fluida e prazerosa.

1Divida sua leitura: leia um pouco de manhã, no almoço, à tarde e antes de dormir. Dessa forma você instiga sua imaginação e vontade de continuar a história. Eu, por exemplo, leio no caminho para o trabalho de manhã e na volta à tarde.

2 Procure livros que te interessem: bem óbvio, mas muitas vezes a pessoa gosta de romance sensual e começa lendo um livro de Stephen King, tornando a leitura difícil, truncada e não-prazerosa. Mantenha-se no seu gênero preferido, pelo menos até dominar a leitura.

3 Começe com livros fáceis: não queira começar lendo clássicos como José Saramago ou livros técnicos. Se você não tem o hábito da leitura é melhor começar com livros bem tranquilos e evoluir gradativamente. Quanto mais atual o livro melhor, e o mais importante: não desanime! Eu sempre sugiro Harry Potter mas aí vai do gosto pessoal, rsrs.

4 Leia resenhas e opiniões: Antes de ler, procure saber se outras pessoas gostaram da história. Muitas vezes o livro começa chato e fica bom na metade, então é importante você saber o que esperar do livro e aguardar essa reviravolta.

5 Tenha um livro esperando na fila: sempre tenha um livro aguardando para ser lido em sua estante. Se você termina de ler um e já tem outro esperando, é muito mais fácil começar a leitura logo em seguida.

6 Não leia em voz alta: se você vocaliza o que está lendo, começa a achar que não pode ler mais rápido do que fala, o que não é verdade. A fala é muito mais lenta do que a leitura, e esta deve ser uma atividade que envolve apenas os olhos e o cérebro.

7 Leitura Dinâmica (seletiva): tente ler em blocos ao invés de palavras separadas. Para começar, foque em 3 palavras por vez, depois vá aumentando o número de palavras até conseguir focar na linha toda. Dessa forma sua leitura fica muito mais rápida e você consegue passar batido por aquelas partes que não agregam nada à história.

Espero que as dicas ajudem!

Bjs
Marina

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.