Joss Whedon abandonou a Marvel?

Davi Fernandes Pereira
Força Geek
Published in
4 min readJun 13, 2017

Devido a saída do diretor Zack Znyder da produção do filme Liga da Justiça devido ao suicídio de sua filha, Joss Whedon assume o dever de finalizar o longa que reúne os maiores heróis da editoria. Mas por qual motivo esse nome chama tanta atenção? Whedon foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores influenciadores do universo de heróis da Marvel, sendo responsável pela direção dos dois filmes do Vingadores, por exemplo.

Joss Whedon teve papel importante no universo da Marvel. Crédito: Divulgação/Marvel

Tendo chegado na Marvel em 2010, ele ainda havia escrito um filme da Mulher-Marvilha para a DC no já distante ano de 2007, projeto que não foi levado adiante pelo estúdio. Sua missão, passou a ser, de roteirizar e dirigir o primeiro longa que reuniria os maiores heróis da Marvel, finalizando a famosa fase 1.

O maior desafio encontrado pelo diretor foi o fato de dividir entre os personagens um tempo de tela igual, que explorasse ao máximo cada uma de suas qualidades: “Temos um Deus do Trovão, um monstro verde gigante, um Capitão América dos anos 40, e Tony Stark que não se dá bem com ninguém. No final das contas, essas pessoas não devem estar juntas e o filme é sobre encontrar seu lugar na comunidade. É entender que não só eles se merecem, mas precisam um do outro”, afirmou a i9, na época.

Mesmo diante o desafio, Whedon obteve um enorme sucesso ao arrecadar mais de U$1,5 bilhão enquanto esteve em cartaz. Logo, ele assumiu a responsabilidade pela sequencia da história, além de fazer parte de uma espécie de equipe criativa para a fase 2 do estúdio, sendo aí o primeiro fator complicador de sua estadia na empresa.

Diretor abandonou suas contas em redes sociais após Vingadores 2 Crédito: Divulgação/Marvel

Joss passou a atuar em todos os filmes e projetos da Marvel, porém, não conseguia dar a mesma atenção para a sequência dos Vingadores, além de praticamente ter abdicado de sua vida pessoal para poder dar conta de todo o trabalho envolvendo a fase 2.

O diretor estava exausto quando teve que trabalhar na sequência de Vingadores, onde teve uma série de discussões com a produtora devido a divergências criativas. Enquanto o estúdio queria inúmeras cenas que explorasse a ação e combate, o Whedon buscava investir na relação de personagens.

Os sonhos não eram as coisas favoritas dos executivos — os sonhos, a fazenda, essas foram coisas que precisei lutar para manter… com a caverna chegou a um ponto de: eles apontaram uma arma para cena da fazenda e disseram, ‘nos dê a caverna ou não terá fazenda’ — só que de uma maneira civilizada. Eu respeito esses caras, esses são artistas, mas foi nesse momento que ficou verdadeiramente desagradável”, disse ao Empire Film Podcast.

Mesmo com o sucesso, a produção fez com que o diretor encerrasse a união, fazendo com que o roteirista tivesse uma folga do universo de herórias, trabalhando em dois pequenos filme, para em seguida ir para a rival DC. Whedon aceitou o desafio pois teve garantias de liberdade criativa, algo que sentiu muita falta no seu antigo trabalho. A principio, ele iria dirigir apenas o filme da Batgirl, que exploraria o universo do Batman. Porém, com o problema enfrentado por Snyder, seu nome foi prontamente aprovado pela empresa, e o diretor novamente terá como desafio trabalhar um novo universo nos cinemas.

Whedon aceitou entrar no novo universo pois se encantou com a possibilidade de trabalhar com a motivação de um herói — algo que a Marvel lhe podou no último Vingadores — em um longa solo da Batgirl. “Ela não teve os pais mortos em um beco. Quem é essa pessoa, que– ao contrário de ser forçada por um trauma na infância — decide fazer isso pelo resto da vida. O quão intensa e focada essa pessoa é… eu simplesmente não conseguia parar de pensar nisso”, afirmou ao HeatVision.

Whedon é um cineasta que gosta de trabalhar as camadas de seus personagens e, agora, foi convidado pessoalmente por Snyder para ajudar a finalizar Liga da Justiça. Recentemente, um dos produtores do longa afirmou que pequenas cenas precisam ser refilmadas e o diretor deve ajudar a criar momentos como a cena da fazenda dos Vingadores. O passado da Marvel ficou para trás e, agora, o futuro do diretor é em ajudar a estabelecer um novo universo de heróis no cinema.

--

--