O Futuro nerd nos cinemas
Não é novidade para ninguém que cinemas estão sendo invadidos pelos chamados filmes nerds, sendo esses sempre blockbusters que acabam dominando as bilheterias ao redor do mundo. A Marvel, já no distante ano de 2008, começou um projeto com o filme Homem de Ferro que hoje está chegando em seu clímax, visto que, no ano de 2018 irá lançar o filme Vingadores 3: Guerra Infinita, e reunirá todos os seus personagens em um longa que promete ser o maior já feito pelo estúdio.
Ao mesmo tempo em que o universo da Marvel nas telas já está consolidado e se mostra ter sido um fruto de trabalho muito bem planejado e executado, um outro estúdio ainda engatinha para conseguir estabelecer sua própria relação entre os personagens. A DC é desde sempre a maior concorrente da Marvel, até mesmo sendo na maioria das vezes a editora inovadora com seus quadrinhos e a Marvel realizando trabalhos a partir do que sua concorrente lançava. Essa história, pelo menos no Cinema, é diferente.
Com filmes no mínimo questionáveis, a DC aposta em um universo mais denso, seguindo um conceito mais realista, enquanto a Marvel é notoriamente seguida por sua fórmula, que agrada a todos os públicos mas que sempre deixa o seu filme com um ar mais leve, em um mundo sem consequências.
Essa divisão entre os amantes de quadrinhos foi levada para os cinemas, tanto que existem até mesmos os que não assistem filmes que não sejam de determinado estúdio. Fernanda Bitencourt, estudante e amante do Cinema possui uma opinião bem definida sobre os problemas enfrentados pelos seus heróis favoritos: “A Marvel teve um projeto mais coeso na hora de apresentar os personagens, sendo apresentado um de cada vez para depois entrega-los em uma produção reunindo todos. Já a DC lançou seu primeiro filme em live-action da liga em 1997, Ela poderia ter aproveitado essa época para engatar os seus personagens principais, porém, ela resolveu fazer o filme Liga da Justiça da América (1997). Já nos anos 2000, ela demorou muito para iniciar seu universo, esperando a Marvel se consolidar para então criar o seu próprio mundo de heróis.”
O que resta aos espectadores é esperar pelo lançamentos dos longas e torcer para que as produções possam estar sendo feitas da melhor maneira para que os mesmo, que são o lucro dos estúdios, possam sair das salas de cinema com o sentimento de satisfação pelo que lhe foi apresentado.
Assista um vídeo sobre as principais produtoras de filme nerd: