Os 10 melhores filmes nerds de todos os tempos — Cinema

Força Geek
Força Geek
Published in
9 min readMar 21, 2017

Eles já foram renegados, excluídos, sofreram bullying na escola e na faculdade, porém, finalmente, agora os nerds podem ser o que são quase em paz, sem sofrer violência nem preconceito da maioria das pessoas.

Mas nem só de percalços foi feita a jornada dos nerds até os dias de hoje. Este caminho foi trilhado sobre degraus espalhados por histórias em quadrinho, jogos eletrônicos e grandes obras do cinema.

Se você é um apreciador dos temas que orbitam a cultura nerd, independente de estereótipos, aqui vai uma lista com alguns dos principais “filmes nerds” já feitos até hoje. Obras fantásticas e de ficção científica, que misturam ação, drama e comédia e que merecem a sua atenção.

Confira:

1. Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Star Wars: o principal marco do cinema nerd. (Foto: Divulgação/20th Century Fox)

Se existe uma cultura nerd no mundo hoje, ela se deve especialmente a Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. Conhecido originalmente apenas por Star Wars — ou Guerra nas Estrelas — , o filme chegou às telonas em 1977 e causou uma verdadeira revolução na forma de fazer filme.

Indicado como o pontapé inicial da era dos blockbusters, o primeiro Star Wars apresentou o universo criado e dirigido por George Lucas ao mundo e conquistou milhões de fãs. Tornou-se uma verdadeira referência dentro da cultura pop, tendo várias continuações e sendo representado em forma de desenho animado, estampas, bonecos, jogos eletrônicos e muito mais.

A influência e a importância de Guerra nas Estrelas para o mundo nerd é tamanho que o dia 25 de maio, data em que o filme estreou em 1977, é celebrado como o Dia do Orgulho Nerd.

2. Jornada nas Estrelas: O Filme (1979)

Star Trek é uma das franquias mais prolíficas e celebradas do cinema e da TV. (Foto: Reprodução/Paramount Pictures)

Uma rixa antiga no mundo dos nerds divide os fãs entre quem gosta mais de Star Wars e quem é adepto de Star Trek — ou apenas Jornada nas Estrelas. O fato é que, apesar da “briga”, há milhões de fãs de ambas as franquias espalhados por todo o planeta. Isso porque Star Trek também tem um peso crucial na difusão da cultura nerd pelo mundo.

O primeiro filme da franquia, Jornada nas Estrelas: O Filme, é de 1979, foi dirigido por Robert Wise e conta com o mesmo elenco da série televisiva que foi ao ar entre os anos de 1966 e 1969. De lá para cá, já foram feitos mais 11 filmes e mais cinco seriados, além de publicações em forma de livros, quadrinhos e jogos eletrônicos.

Além disso, a série entregou ao mundo personagens icônicos, como Kirk e Spock, e frases que marcaram época, como “vida longa e próspera”. Interessados na cultura nerd não podem deixar de ver Star Wars, mas também precisam conferir o universo de Star Trek.

3. Blade Runner: O Caçador de Androides (1982)

Estrelado por Harrison Ford (foto), Blade Runner é um dos grandes filmes da história do cinema. (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

A ficção científica caminha de mãos dadas com o mundo nerd e um dos principais filmes do gênero já feitos até hoje chama-se Blade Runner: O Caçador de Androides. Lançado em 1982, o filme é dirigido por Ridley Scott e foi baseado na obra literária de Philip K. Dick, um dos mestres da ficção científica.

Na telona, o espectador acompanha as desventuras de Deckard (Harrison Ford), um ex-caçador de androide que é obrigado a voltar à tona após um grupo destes replicantes ter se rebelado. A obra se saiu muito bem ao levantar certos questionamentos morais que envolvem o uso indiscriminado da inteligência artificial.

O filme não causou um grande impacto na época do seu lançamento, mas se tornou um verdadeiro clássico do gênero. Atualmente, conta com milhões de fãs e diversas versões do filme (corte original, corte do diretor etc.) já foram lançadas.

4. Os Caça-Fantasmas (1984)

Os Caça-Fantasmas é outro clássico dos anos 80. (Foto: Divulgação/Columbia Pictures)

Apesar de nem sempre ser associado a algo que ajudou a fortalecer a cultura nerd, Os Caça-Fantasmas não poderia ficar de fora desta lista. Isso porque o filme dirigido por Ivan Reitman e que chegou às telonas do mundo todo em 1984 é um dos grandes clássicos da comédia de ficção científica.

Além disso, o filme causou um grande impacto na cultura pop, elevando seus atores à condição de astros. Os personagens e logotipia do filme também ficaram marcados na história — você pode nunca ter assistido ao filme (ou viu apenas algumas partes durante a Sessão da Tarde), mas provavelmente reconhece aquela imagem do fantasma sob o símbolo de proibido.

E, indo além de tudo isso, não há como esquecer do doutor Egon Spengler (Harold Ramis), o típico sujeito nerd e que tem papel crucial na trama. É ele o responsável por criar os equipamentos do grupo de caçadores de fantasmas, além de ser a fonte de solução de vários problemas da equipe.

5. De Volta Para o Futuro (1985)

Doc Brown e Marty McFly conquistaram milhões de fãs pelo mundo. (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

Dirigido por Robert Zemeckis, De Volta Para o Futuro estreou no cinema em 1985 e deu início a uma das mais celebradas franquias de ficção científica realizadas até hoje. Referência quando o assunto é misturar comédia com assuntos científicos, o filme consagrou personagens como Marty McFly (Michael J. Fox) e Dr. Emmett Brown (Christopher Lloyd).

No filme, o cientista transforma um carro em máquina do tempo e, com isso, viaja para o passado causando inúmeras confusões. Assim, conversas sobre ciência com pitadas de diversas teorias são esboçadas a todo instante. A obra é repleta de simbologias e causou grande influência não somente na cultura nerd, mas também em outra cultura popular: a do skate.

De Volta Para o Futuro ganhou duas continuações (afinal é uma trilogia), virou uma série de desenhos animados bem-sucedida, ganhou jogos eletrônicos e marcou a história do cinema. Até hoje, 30 anos após o início da franquia, ela continua rendendo e colecionando fãs.

6. Os Goonies (1985)

Os Goonies fez parte da infância de muita gente. (Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures)

A infância de muita gente foi marcada por Os Goonies, filme dirigido por Richard Donner e escrito por Steven Spielberg e Chris Columbus. Uma grande aventura infanto-juvenil e que causou — e ainda causa — forte impacto na cultura nerd ao redor do mundo, Os Goonies mostra um grupo composto de crianças e adolescentes em busca de um tesouro.

Passagens secretas subterrâneas, armadilhas e até mesmo uma criatura aparentemente assustadora, mas com um coração doce: tudo isso serviu para colocar Os Goonies como um dos grandes clássicos do cinema nos anos 80.

Além disso, o filme contou com a atuação de atores que se tornariam consagrados anos mais tarde, como Sean Astin (o hobbit Sam, da trilogia O Senhor dos Anéis), Josh Brolin (que atuou em filmes como Homens de Preto III e representa o supervilão Thanos no Universo Marvel Cinematográfico) e Joe Pantoliano (o Cypher, de Matrix).

7. Akira (1988)

Akira foi um clássico dos mangás e dos animes. (Foto: Reprodução/Toho)

A cultura nerd e o apreço por mangás e animes estão intimamente ligados, então nada mais justo do que incluir Akira nesta lista. A animação japonesa, dirigida por Katsuhiro Otomo, chegou ao cinema em 1988 e é baseada em uma série de mangás escrita pelo próprio diretor.

A mistura explosiva de cyberpunk, ação e ficção científica deu muito certo e vem conquistando fãs ao redor do mundo desde então. Repleta de referências filosóficas e de críticas sociais, Akira trata de um Japão distópico, dominado pela violência, e mostra a presença de poderosas crianças psíquicas.

Tanto o mangá quanto o anime merecem bastante atenção por parte de apreciadores das culturas geek e nerd ao redor do planeta. São diversas referências condensadas de maneira explosiva em um único lugar.

8. Matrix (1999)

Cena da pílula, uma das mais icônicas de Matrix. (Foto: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

O final do século XX trouxe uma nova revolução para o cinema de ação. Em 1999, chegava às telonas Matrix, passo inicial de um universo criado e dirigido pelos irmãos Andy e Lana Wachowski. Contando com a produção de Joel Silver e a presença de grandes nomes no elenco, o filme marcou época e ganhou um lugar especial na cultura nerd.

Na obra, o hacker Neo (Keanu Reeves) descobre que sua realidade não passa de uma ilusão e então é libertado por um grupo de rebeldes especializado em liberar a mente das pessoas dessa realidade simulada, a Matrix. As referências filosóficas e religiosas da obra criaram um grande impacto na cultura pop mundial.

O sucesso foi tamanho que Matrix foi bem além da trilogia, ganhando histórias em quadrinhos, animações e jogos de videogame, tudo isso completando o universo iniciado na película.

9. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

As aventuras de Frodo e companhia levaram milhões de pessoas ao cinema. (Foto: Divulgação/New Line Cinema)

Em 2001, chegava ao cinema uma das trilogias cinematográficas mais celebradas de todos os tempos. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel arrebatou milhares de dólares e prêmios, além de trazer inúmeros novos fãs para a cultura nerd e, mais especificamente falando, o “nicho” dos apreciadores de jogos de RPG.

Baseado na obra escrita pelo sul-africano J.R.R. Tolkien, o filme dirigido por Peter Jackson cravou personagens como Frodo Bolseiro, Légolas, Aragorn e Gimli no imaginário de pessoas em diferentes partes do planeta. Sem dúvida, um dos grandes marcos do “cinema nerd” de todos os tempos.

Além da trilogia de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson transformou recentemente o romance infanto-juvenil O Hobbit em uma nova trilogia. O universo de Tolkien já foi revisitado inúmeras vezes em jogos eletrônicos e é adorado por fãs de várias idades.

10. Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)

Adaptação da história de Scott Pilgrim fez muito sucesso entre o público nerd. (Foto: Reprodução/Universal Pictures)

Para fechar a lista, nada melhor do que Scott Pilgrim Contra o Mundo, a adaptação da história em quadrinho criada por Bryan Lee O’Malley. O filme, dirigido por Edgar Wright, mostra a jornada de Scott Pilgrim (Michael Cera) para vencer os ex-namorados de sua amada e, assim, poder ficar com ela em paz.

Tanto a HQ quanto o filme representam bastante dentro do espectro da cultura nerd mundial. A adaptação para o cinema recebeu ótimas avaliações da crítica especializada e também foi um catalisador do “nerdismo” no final da última década.

Misturando ação, comédia e até um bocadinho de romance, Scott Pilgrim Contra o Mundo está cheio de referências à cultura nerd e também é celebrado por isso. O filme consegue reproduzir de forma competente a estética dos quadrinhos, algo que o torna ainda mais valioso.

Lembrou de algum bom nome do cinema nerd que ficou de fora desta lista? Com certeza — foi difícil deixá-la enxuta, com apenas 10 nomes. Mas você pode ampliá-la deixando suas dicas de filmes nerds aqui embaixo, na caixa de comentários.

Originally published at canaltech.com.br.

--

--