Pontapé inicial

Paula Leal
Fora da Caixa
Published in
2 min readNov 25, 2019

Plataforma de crowdfunding Kickstarter permite doação para criadores de games

(Crédito: JESHOOTS.com)

Você tem uma grande ideia mas não tem dinheiro para financiar o projeto? O Kickstarter pode ser uma boa opção para captar uma graninha e fazer seu negócio decolar. Lançado em 2009, a plataforma conecta diretamente os desenvolvedores de ideias criativas aos patrocinadores.

Qualquer pessoa pode cadastrar um projeto no site e, em troca dos patrocínios, o criador cede recompensas às pessoas que investiram na ideia. Mas é preciso que a proposta se encaixe em uma das categorias oferecidas pela plataforma — arte, quadrinhos, dança, design, moda, vídeo, comida, jogos, música, fotografia, publishing e tecnologia.

Desde o início das atividades, mais de 10 milhões de pessoas, de todos os continentes do mundo, apoiaram um projeto Kickstarter e mais de 170 mil foram financiados com sucesso. A plataforma funciona como uma “vaquinha online”: o criador cadastra seu projeto utilizando recursos como vídeos explicativos, fotos e informações para atrair possíveis patrocinadores, além de estipular um valor mínimo e o prazo para as arrecadações.

Em troca do investimento, os doadores recebem recompensas de acordo com o valor fornecido. Em muitos casos, a gratificação é uma cópia do produto anunciado, por exemplo. O modelo de negócios da empresa se baseia na aplicação de uma taxa de 5% sobre os fundos arrecadados em um projeto financiado com sucesso dentro da plataforma.

Um exemplo de negócio que deu certo é o game Double Fine Adventure, que atingiu a meta inicial (400 mil dólares) em apenas oito horas após a divulgação na plataforma. O projeto publicado no Kickstarter foi baseado no desenvolvimento de um game de aventura e continha vídeos com todas as etapas do processo de criação.

Double Fine Adventure, idealizado por Tim Schafer, é um dos casos mais bem-sucedidos do site, chegando a angariar mais de três milhões de dólares ao término do prazo estipulado.

Arte do jogo de Tim Schafer (Fonte da imagem: Reprodução/Kickstarter)

Ficou curioso para saber mais sobre o Kickstarter? Dá uma olhada no vídeo e saiba como tudo começou!

--

--