Viajando com criptomoedas

Gastar com moeda virtual, sem a necessidade de cartão de débito ou crédito, além do dinheiro em espécie

Guilherme Oliveira
Fora da Caixa
2 min readNov 27, 2019

--

Viajar pelo mundo sempre foi e é um sonho para a maioria das pessoas. Para isso, é preciso economizar e fazer um pé-de-meia para ter uma certa quantia em dinheiro e viajar com tranquilidade. O dinheiro em espécie, em alguns lugares, já virou antiquado. Assim, as pessoas recorrem ao cartão de débito ou crédito, além de transações via internet como o PayPal.

No entanto, acompanhando a evolução do mundo, essa questão mudou. As moedas virtuais, ou criptomoedas, ganharam força no mundo em diversos setores comerciais. Com o turismo não foi diferente. Hotéis, bares e restaurantes, além de passeios turísticos são adeptos à essa forma de pagamento, principalmente com o Bitcoin, criptomoeda mais utilizada atualmente.

Dentre os diferenciais desse modelo, o Bitcoin não é vinculado à um Banco específico, União ou entidades reguladoras. Isso significa que tanto o vendedor do produto, quanto o comprador, não vão pagar “impostos” sobre o respectivo, já que não haverá tributação à União ou Banco. Além disso, por exemplo, o vendedor não usará máquina de cartão, justamente porque o processo é todo via internet. Com isso, a taxa das operadoras de cartão não afetará na venda e compra.

Mas afinal, que lugares aceitam o Bitcoin?

No Brasil, é verdade que poucos estabelecimentos aceitam a moeda virtual, mas alguns lugares já aderiram à iniciativa, como São Paulo e pontos turísticos do Nordeste. Em salvador, na Bahia, uma agência de turismo vende pacotes de passagens e passeios com Bitcoins. Além disso, a Bahia Ticket oferece algumas regalias para quem paga com a criptomoeda. Na capital paulista, o Hostel Giramondo, na Vila Madalena, também aceita o pagamento com a moeda virtual. Viajando para o exterior, A Espanha também é um país adepto à criptomoeda. Turistar pelo Santiago Bernabéu é fácil utilizando o Bitcoin como pagamento para fazer um tour no Estádio do Real Madrid.

(Crédito: Unsplash)

E você? Vai começar a pensar em viajar com a moeda virtual?

(Com colaboração de Vinícius Santos)

--

--