Clínica Escola de Fonoaudiologia da UFPB oferece tratamento gratuito para pessoas com problemas na voz

O acompanhamento é feito por alunos estagiários supervisionados por professores especialistas

Foto: Divulgação

Por Elidiane Ferreira

A Clínica Escola do curso de Fonoaudiologia da UFPB oferece gratuitamente um serviço de avaliação e tratamento para quem possui problemas na voz. Podem procurar o serviço pessoas que têm complicações como rouquidão, cansaço ao falar, dor na garganta ou algum tipo de dificuldade específica.

A Clínica funciona desde 2012 e é formada por uma equipe de seis professores e 40 alunos responsáveis pela avaliação. A assistência é feita por alunos que já concluíram as disciplinas de Avaliação e Diagnóstico e são supervisionados pelo professor Leonardo Lopes, coordenador do Laboratório de voz. Leonardo também coordena os programas de extensão PROVOX e TGVOX, responsáveis pela assistência e tratamento.

O PROVOX é um programa de extensão responsável pela triagem inicial dos pacientes. Eles respondem a um questionário e posteriormente têm a sua voz gravada em um ambiente tratado acusticamente. Os dados são utilizados em pesquisas que beneficiam os próprios pacientes, e após a sessão inicial, são encaminhados para um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para o diagnóstico.

De acordo com o professor Leonardo, a triagem é feita inicialmente através de um questionário, onde os pacientes respondem sobre sua saúde em geral e após esse procedimento o paciente tem a voz gravada para avaliação.

Tratamento

O tratamento vai de oito a doze encontros, dependendo do problema diagnosticado. O paciente é encaminhado para o tratamento através do programa TGVOZ. O encaminhamento pode ser em grupo ou individual.

O acompanhamento é feito por alunos estagiários, supervisionados por professores especialistas na área da voz. De acordo com o professor Leonardo, caso o paciente não apresente melhora, o tratamento continua na própria clínica, e em casos mais graves, são encaminhados para o Hospital Edson Ramalho, parceiro da Clínica Escola.

A triagem para participar do projeto é feita toda sexta-feira, das 08h às 12h, na Clínica Escola do Curso de Fonoaudiologia, ao lado do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Fora da Pauta’s story.