Movimento Abril Verde: conheça a campanha pela prevenção de doenças e acidentes de trabalho

Maria Aparecida Estrela, Engenheira de Segurança do Trabalho

Por Heloysa Andrade

Cerca de 2 milhões de pessoas morrem por causa de doenças ocupacionais e mais de 320 mil morrem por acidentes de trabalho no mundo por ano, de acordo com os últimos dados divulgados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2013. Desta forma, um trabalhador morre a cada 15 segundos. O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de acidentes com morte no trabalho.

O movimento começou na Paraíba no dia 27 de novembro de 2013, durante o IV Encontro Paraibano de Profissionais de Segurança do Trabalho. A iniciativa veio de Nivaldo Barbosa, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (SINTEST/PB) e Maria Aparecida Rodrigues Estrela, presidente da Associação de Engenharia de Segurança do Trabalho (AEST/PB). Nesse mesmo dia, aconteceu a elaboração da programação do primeiro Abril Verde, executado no ano seguinte (2014).

Veja a seguir a Engenheira de Segurança do Trabalho explicando o que é o movimento Abril Verde.

O mês foi escolhido por ter duas datas importantes: dia 7 é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 é o Dia Internacional em Memórias às Vítimas de Acidentes no Trabalho. A campanha tem como parceiros órgãos públicos, governamentais, entidades, sindicatos e associações que colaboram com o movimento.

Para conhecer mais sobre o Abril Verde, acesse o site.

Show your support

Clapping shows how much you appreciated Fora da Pauta’s story.