Como as cartas funcionam: Across the Galaxy
Across the Galaxy está entre nós!!
Vamos aproveitar a empolgação com o começo de um novo meta e apresentar algumas explicações sobre cartas da nova coleção com interações complicadas. Não foi incomum ver perguntas sobre elas nos grupos de Facebook, Discords e erros em partidas transmitidas dos campeonatos de fora.
De cara, vamos falar de duas cartas que tiveram alterações nos seus textos. Essas alterações foram importantes para evitar interações infinitas, e definem como essas cartas funcionam. (erratas na íntegra aqui: https://community.fantasyflightgames.com/topic/277338-star-wars-destiny-official-rulings/)
Erratas
Sala de Meditação do Vader
Após a errata, a carta diz:
Action — Exhaust this support to heal 1 damage from a Blue character and place 1 card from your discard pile on the bottom of your deck. Then spot Darth Vader to draw a card.
Após a mudança, é necessário ter curado 1 e colocado uma carta do descarte no deck para poder apontar Darth Vader e comprar uma carta.
Importante observar que, na página 20 do livro de regras 1.8, é especificado que se nenhum dano foi removido, não se considera que o personagem foi curado. Portanto, numa partida contra Mill por exemplo, se o Vader não tiver levado dano nenhum, ele não pode comprar a carta usando a ação da Câmara de Meditação.
Sabre do Qui-Gon Jinn
O texto após a errata diz:
After 1 or more shields are removed from attached character, you may exhaust this upgrade to give that character 1 shield. Then, if this upgrade is on Qui-Gon Jinn, you may draw a card.
A lógica da mudança é a mesma. Só é possível comprar a carta se a totalidade do primeiro efeito foi cumprida. Ou seja: exaustar a melhoria e dar um escudo.
Outras Interações
Vader — Terror to Behold
A temida Power Action do Vader permite ao jogador retornar dados dele removidos no turno anterior do jogador oponente para a pool.
Primeiro, não importa se os dados foram removidos ao jogar uma DL-44, ou Posição Defensiva, ou ainda se é uma carta como Negociar que força o jogador do Vader a escolher quais dados remover. O importante aqui é quando.
“Então se eu resolver o especial do meu Force Speed, remover os dados do Vader e depois resolver meus dados na minha segunda ação, evitei a Power Action?” Negativo. Tendo usado uma, duas ou 20 ações, elas ocorreram no seu último turno, e o jogador usando o Vader pode optar por rerrolar os dados usando a Power Action.
Vader’s Fist
O suporte mais odiado do jogo (e o mais destruidor) tem uma Power Action incrível.
O que pode causar confusão é o fato de que, ao usar a Power Acntion, se o jogador puder apontar Darth Vader, ele TEM que virar o dado para outro lado, uma vez que o efeito não é opcional.
Não foi incomum ver jogadores nas transmissões de fora automaticamente virarem o dado para o lado que queriam usar. Conforme página 22 das referências 1.8 das regras, ao virar um dado, ele deve ser virado para um lado diferente do que estava mostrando. Assim, se o jogador ativar o Punho usando a Power Action e rolar exatamente o que queria, ele é obrigado a virar o dado para outro lado.
Sabre do Vader
No sabre do papa Vader, não foi necessário acrescentar o “Then”, porque ele já veio de fábrica.
A implicação, porém, é a mesma. É necessário cumprir 100% do efeito antes do then para poder fazer o efeito depois dele. Ou seja: o jogador tem que pagar um recurso e rolar um dado do personagem atribuído. Só então ele pode causar 1 de dano, se o sabre estiver no Vadão da massa.
Stifle
A clarificação a respeito de Stifle é que, uma vez que a carta esteja em jogo, o efeito de anular um evento jogado pelo oponente não é opcional.
Resumindo: o próximo evento que o oponente jogar vai ter o efeito cancelado e Stifle será descartado de jogo. Simples assim.
Tobias Beckett — Thief for Hire
Especial do Ladrão Tobias é uma festa. Os dois efeitos são separados e independentes. Primeiro, se o oponente tiver recursos, o Tobias rouba um. Fim do primeiro efeito. Próximo efeito, e nova verificação de recursos do oponente, e se o ele não tiver nenhum, o Tobias ganha 1.
Cenários:
- Oponente tem mais do que 1 recurso (2, por exemplo): Tobias rouba 1. Sobra 1. Fim.
- Oponente tem exatamente 1 recurso: Tobias rouba 1. Sobra 0. Tobias ganha 1.
- Oponente pobre não tem recurso: Tobias não tem o que roubar. Sobra 0. Tobias ganha 1
Kit Fisto
A habilidade do Kit Fisto é uma Ilusão da Força personificada. Para cada fonte de dano diferente sendo resolvida na mesma ação, pode-se usar um dado dele ou das melhorias dele para bloquear dano igual ao valor do dado.
Cenários:
- 3 dados resolvidos — 2X, 3X, 1X — Kit pode bloquear 3 vezes, pois são 3 fontes de dano.
- 3 dados resolvidos — 2X + 3X, 1X — Kit pode bloquear 2 vezes, pois o 2X + 3X é uma única fonte.
Jyn Erso
A habilidade da Jyn permite ao jogador filtrar o deck do adversário, se livrando de cartas que ele considera mais perigosas.
Mas o que acontece num cenário de fim de jogo, se o oponente tem menos que 3 cartas no deck?
Como a habilidade está escrita em frases separadas e independentes, o jogador que controla a Jyn faz o máximo que puder da primeira parte (explicando, se só restaram duas cartas, ele olha as duas e rearranja). E então pode descartar a carta do topo do deck, mesmo que só houver uma.
Han Solo
O lado especial do novo Han Solo possui dois efeitos, dependentes do jogador revelar cartas da mão. Se for uma carta vilão, o oponente perde um recurso. Se for herói, o jogador ganha um recurso.
Como o Han é neutro, normalmente ele estaria pareado com uma das facções e só metade do efeito seria usado (a outra metade simplesmente não ocorre, sem impedimentos).
Existe um cenário, porém, em que é possível revelar tanto uma carta vilão quanto uma herói. Pareando o Han com a Qi’ra, é possível ter eventos das duas facções no deck. Resolvendo o especial do Han, nesse caso, permite ao jogador revelar uma carta de cada facção, ativando os dois efeitos.
Tem alguma carta que você e seus companheiros de jogo tem dúvida?!
Escreve pra gente!
https://www.facebook.com/forceroll.media/