Entrevista com André Belote, campeão do Grand Championship Brazil de Star Wars Destiny 2019

Rodrigo Motta
Force Speed
Published in
4 min readDec 3, 2019

No Nacional Brasileiro de Destiny com 55 jogadores, André Belote sagrou-se campeão jogando de 4Lom/Grievous/Sentinela numa virada emocionante contra Ian Pegasus jogando de Aphra Grand Design.

André Belote campeão do Grand Championship Brazil de Star Wars Destiny

Rodrigo Motta, Force Speed: Qual a sensação de vencer um Nacional de Star Wars Destiny?

A sensação é indescritível, sem clichês, de verdade. Eu havia ganhado Store Championships, até um Regional, mas não é a mesma coisa. Um nacional tem uma importância muito maior, um nível de competitividade muito maior, então a vitória tem um gosto especial, um quê de “ganhei de gente grande, mandei bem” que dá um significado especial pra esse título. Ainda estou na fase de rir como bobo e pensar “não acredito que ganhei”. Não caiu a ficha.

Você é um jogador de boardgames e outros card games? Você se sente confortável num ambiente competitivo?

Eu jogo card games desde 2001. Comecei jogando Magic the Gathering com meus primos, depois comecei a frequentar lojas especializadas, torneios semanais… sem perceber, logo estava viajando pra regionais, campeonatos nacionais e participando de toda estrutura competitiva. Passei por outros card games como Pokémon, Yu-gi-oh, Senhor dos Anéis, e muitos outros, em níveis diferentes de competitividade. Board Games eu jogo mais pra me divertir, gosto, mas meu negócio mesmo é TCG. Estou no cenário competitivo desde os 16 anos, então me sinto super a vontade.

Qual foi sua preparação para o Regional? O que você destacaria como principal fator para chegar preparado para um evento deste porte?

Sinceramente minha preparação não foi das maiores. Eu estava numa fase de desânimo com SWD, sem jogar desde o fim dos regionais. Semanas antes do evento, comecei a treinar com a Bia e o Caprino, pra ajudar na preparação deles, e eles me lembraram de como esse jogo é maravilhoso. A partir daí, treinei todos os dias, sem falta. Acredito que o principal fator na preparação é conhecer o jogo, principalmente seu próprio deck e o que ele precisa fazer pra ganhar os jogos, e o que não pode acontecer de jeito nenhum, o que te faz perder instantaneamente, e evitar, contornar. E repetição. Treinar bastante, bastante mesmo!

Belote e seus companheiros de treino (Bia e Caprino) e seu adversário na final (Ian).

Curta o Force Speed em Outras Redes: Facebook / Instagram

Quais as cartas do seu deck que você considera fundamentais para a eficiência do mesmo? E quais as tech cards que ganharam jogos pra você?

As três cartas que considero principais são Punho de Vader, que é desde seu lançamento uma das principais fontes de dano, e super difícil de ser contornado. Ele literalmente pode virar um jogo perdido, é muito forte. Destaco também Vivo ou Morto, um downgrade barato que se paga já na primeira utilização, e se feito no começo do jogo, gera muito valor e te ajuda a construir seu jogo. Também destaco o Sentinela, que é usualmente assumido como apenas um pedaço de carne, onde se jogam os indiretos, ele tem uma versatilidade incrível, pode encontrar uma remoção quando você não tem na mão, pode achar o suporte que não veio… enfim, se a situação for a ideal, a habilidade do Sentinela é muito forte.

As favoritas do Campeão.

A tech que me ajudou a ganhar muitos jogos foi Embargo Separatista. Coloquei ela no deck porque sempre que eu tomava um Medidas Desesperadas, eu perdia o jogo. Meus suportes são essenciais, é a estratégia principal do deck, então não poderia perdê-los. Encontrei a melhor maneira de contornar o ‘DM’, e o Embargo Separatista foi a melhor solução. Me ajudou nas matches contra Aphra Droides, mirror matches, e até contra um Palpatine, quando nomeei Tempestade da Força.

Quais as coisas que você mais gosta e mais odeia no Destiny?

O que mais gosto no SWD, além do jogo em si, que é muito bom, é a comunidade. É a comunidade mais agradável de todos os jogos que já participei, é incrível. O que mais odeio é a falta de apoio que a comunidade tem, por conta da detentora dos direitos do jogo. Sofremos bastante, mas continuamos fortes. Esse campeonato só reforçou isso.

Jogadores de Destiny presentes no encerramento do Grand Championship Brazil 2019.

Curta o Force Speed em Outras Redes: Facebook / Instagram

Fale um pouco sobre o que você acha do Destiny e que dicas você pode dar para jogadores que querem alcançar bons resultados em torneios competitivos. Obrigado e Parabéns pelo título!

O Destiny é um jogo incrível, com uma dinâmica diferente de todos os card games que encontramos por aí. Esse ‘ping-pong’, essa interação ação a ação é muito boa, porque evita turnos chatos e entediantes como vemos em Pokémon e Magic, o que gera experiências de jogo negativas. A franquia Star Wars ajuda muito, porque podemos jogar com nossos personagens favoritos. Quanto às dicas aos jogadores competitivos, o que posso dizer é: preparem-se. Encontrem o deck que vocês gostam de jogar e que seja minimamente bom. Você pode otimizar resultados com um deck de segundo escalão, ao conhecer ele e suas interações. Não adianta forçar e jogar com listas prontas se o deck não é adequado ao seu estilo de jogo. E treinem, treinem muito, estejam preparados. E não esqueçam de respirar. É isso, pessoal! Obrigado, e bons rolls a todos!

--

--

Rodrigo Motta
Force Speed

Mestre em Design, Diretor Criativo da @KaiporaDigital. Professor de Game Design, Computação Gráfica e Inovação na @Unifacisa e na @UFCG_Oficial.