COMBATE EM D&D5ed! (O básico) — Basic Attack #02

Pedro Coimbra
Formação Fireball
4 min readDec 4, 2018

Enfrentar monstros em masmorras terríveis é apenas parte da experiência de jogar D&D, mas é fundamental para o bom andamento do jogo.

Se você ainda não assistiu o vídeo, aqui está:

E se você estava procurando um artigo escrito sobre o assunto, aqui está:

D&D é um jogo sobre exploração, interação social e COMBATE e isso significa que ele necessariamente dedicou parte de suas regras para esse pilar.

A estrutura básica do combate é como qualquer outra parte desse sistema:

  • O jogador vai falar o que seu personagem vai fazer;
  • O mestre vai avaliar se é um risco;
  • Se for um risco, o jogador precisa fazer um teste adequado;
  • O jogador realiza o teste;
  • O mestre determina a ação de acordo com o resultado do rolar dos dados.

E essa estrutura é FUNDAMENTAL para o bom andamento do jogo — e no combate não seria diferente…

Capa do Player’s Handbook do D&D 5ed. Mesmo nessa situação, a estrutura do combate é a mesma.

Quando os personagens entram em combate, o mestre do jogo vai pedir uma Rolagem de Iniciativa. Isso significa que todos os personagens envolvidos no combate precisam fazer um teste de destreza (role 1d20 e some o resultado com seu modificador de destreza).

O personagem com resultado mais alto será o primeiro a agir, e assim sucessivamente até chegar naquele que tirou o resultado mais baixo.

Quando chegar sua vez de agir no combate você poderá realizar ações. Em um turno normal, você possui apenas uma ação. Isso significa que você poderá atacar, OU conjurar uma magia, OU pegar um ítem e assim por diante.

Além da ação, todo personagem possui um valor de deslocamento. Essa é a distância que um personagem consegue cobrir em turno. Então um personagem pode andar um pouco do seu deslocamento, atacar e depois terminar o deslocamento com a distância que tem sobrando.

Vamos falar sobre os tipos de ações que você pode fazer no seu turno em breve, mas por hora vamos falar da mais comum de todas: atacar.

Praticamente todo personagem consegue atacar de alguma forma: seja usando armas ou magias. De maneira geral, ataques com arma seguem o mesmo padrão:

  • Você anuncia qual será seu ataque;
  • Role 1d20;
  • Se você for proficiente com a arma que está utilizando, você pode somar seu bônus de proficiência;
  • Some o modificador de atributo adequado ao teste (se for uma arma corpo-a-corpo será Força, se for uma arma a distância será Destreza, e assim por diante);
  • Compare o resultado final com a Classe de Armadura (CA) do alvo;
  • Se o resultado for igual ou superior: você acertou e causa dano.
  • Se o resultado for menor: você errou e não causa dano.

É importante entender essa dinâmica e manter essas coisas previamente anotadas na ficha de personagem. Assim você não perderá tempo no seu round.

Aqui o dano vai fazer diferença… acreditem!

Agora chegou a hora de entender o que é “dano” e “Pontos de Vida” em D&D 5ed.

Todo personagem vai possuir certa quantidade de Pontos de Vida. Esse número representa a constituição física do alvo e a quantidade de porrada que ele pode tomar até cair no chão inconsciente.

Personagens mais parrudos vão ter mais PVs do que outros mais fracotes. Mas é importante deixar algo bem claro: perder Pontos de Vida não é sinônimo de sofrer machucados e verter sangue.

Imagine que é uma representação da determinação, constituição física e psicológica e disposição do personagem. É algo mais mecânico — simples assim.

Bom, quando um personagem acerta um ataque em outro personagem ele pode causar dano. O dano vai depender do tipo de ataque, e para a maioria dos personagens vai ser determinado pelo equipamento que está usando.

Cada arma possui determinado Dado de Dano, que é uma representação mecânica do dano que ela pode causar. Uma espada longa, por exemplo, causa 1d8 de dano.

Então toda vez que você acertar um ataque com uma espada longa você vai rolar 1d8 de dano. Além disso, você deverá somar seu modificador de Força na rolagem de dano, pois se trata de um ataque corpo-a-corpo. O mesmo é verdade para ataques a distância e o modificador de Destreza.

E esse… é o básico do combate em D&D 5ed!

Não se esqueça de seguir o Medium do Formação Fireball para aprender ainda mais!

Boa semana, e boas rolagens!

--

--