Ficha de Personagem em D&D 5ed (TUTORIAL) | Basic Attack #03

Pedro Coimbra
Formação Fireball
5 min readDec 18, 2018

Montar uma ficha de personagem em D&D 5e pode parecer algo intimidador: você precisa traduzir em palavras e números aquilo que é seu conceito de personagem. Mas nada tema, pois estamos aqui para te ajudar.

Se ainda não assisti o vídeo que fizemos, dá uma olhada aqui:

Para tornar este processo mais simples e direto vamos usar os conceitos apresentados no Livro do Jogador.

Passo 0: conceito do personagem

Talvez esse seja o passo mais importante da ficha de personage… quem é você nesse mundo de fantasia medieval?

Pense em alguns pontos fundamentais e que definem a essência do seu personagem. Colocamos algumas perguntas abaixo que podem te guiar nesse processo:

  • O que seu personagem faz da vida?
  • Como ele se relaciona com a comunidade a sua volta?
  • O que ele mais quer da vida?

Essas perguntas vão te ajudar a entender quem é esse personagem, ou pelo menos te dar um panorama geral da coisa toda. Aqui você pode determinar alguns pontos do background do seu personagem. Coisas importantes que aconteceram na vida dele e que são relevantes para a construção de quem ele é. Mas não se preocupe com isso, teremos um passo focado apenas nisso.

Passo 1: Escolha uma Raça

Dungeons and Dragons é um jogo de fantasia medieval, e isso significa que existem elfos, anões, dragões e muito mais! Você pode ser, basicamente, o que quiser nesse jogo… mas se for a sua primeira vez dê uma olhada com mais calma nas sugestões do livro do jogador.

Ao escolher uma raça você escolhe um pouco da personalidade e expectativas de seu personagem. Cada raça tem alguns traços culturais importantes, então é fundamental que você olhe isso com calma.

Em seguida, anote na sua ficha todas as características raciais que a raça vai te dar. Também fique atento aos bônus para atributo. Isso vai ser muito relevante em seguida.

Existem muitas classes disponíveis… pense com calma na sua! =D

Passo 2: Escolha uma Classe

Escolher uma classe de personagem é tão importante quanto escolher um raça. A classe de personagem vai definir o tipo de personagem que você vai ser. Como esse personagem vai interagir mecânicamente com o jogo.

Então pense com calma, e peça ajuda para seu Dungeon Master — você poderá receber algumas dicas maneiras.

Mas basicamente pense: considerando o que eu sei do meu personagem, o que ele sabe fazer? Essa pergunta vai te guiar durante o processo de escolha da classe.

E com a classe escolhida, dê uma olhada nessas características e anote-as na sua ficha.

  • Dado de vida e pontos de vida iniciais;
  • Proficiências com perícias, ferramentas e línguas;
  • Habilidades e Características de classe;
  • Bônus de proficiência (se você for nível 1, é +2).

Agora que você escolheu sua classe e sua raça, está quase pronto para jogar. Quase… pois ainda faltam alguns detalhes. Vamos escolher os pontos de atributo.

Passo 3: Determine os Pontos de Atributo

D&D é um jogo onde seu personagem é determinado pelos seus pontos de atributo: valores que definem o quão forte, inteligente ou carismático ele é. E você pode escolher esses atributos com certa liberdade. São eles:

  • Força: que determina sua força física bruta;
  • Constituição: sua resiliência física;
  • Destreza: sua coordenação motora;
  • Inteligência: seu Q.I e capacidade de processar informação;
  • Sabedoria: sua percepção sobre o mundo exterior;
  • Carisma: como você interage com outras criaturas.

Quando for montar um personagem você vai escolher alguns valores para colocar nesses seis atributos. Existem várias formas de escolher seus atributos, mas vamos usar a mais simples: escolher de valores pré-definidos.

Você possui, 15, 14, 13, 12, 10 e 8 para colocar nos atributos. Imagine que um humano médio possui entre 9 e 11 nos seus atributos. Você já é alguém acima da média.

Depois de determinar cada um de seus atributos, anote seu Modificador de Atributo. Basicamente, todo atributo vai ter um valor de modificador: um bônus que você vai somar na sua rolagem de dados.

Para saber qual é seu modificador faça a seguinte conta:

  • Pegue o atributo e subtraia 10.
  • Depois pegue o resultado e divida por 2.
  • Arredonde para baixo.
  • O resultado é seu modificador de atributo.

Por tanto, um 8 teria -1 de atributo, enquanto um 15 teria +2.

Passo 4: Descreva seu personagem

Agora você poderá voltar aquelas perguntas que fez no passo 0. Elas ainda fazem sentido? O que mais você gostaria de adicionar?

Você pode escolher um background para seu personagem, uma definição de quem ele era antes de começar a se aventurar. Como essa é sua primeira vez, escolha um background descrito no livro.

Ele vai te dar treinamento em algumas perícias, ferramentas, línguas, equipamentos e algumas coisinhas a mais.

Deixe tudo anotado na sua ficha de personagem!

O background também te dá sugestões de qualidades para seus personagens. Veja com calma as sugestões, mas você pode criar os que quiser. Afinal de contas, o personagem é seu.

Hora de fazer algumas comprinhas!

Passo 5: Escolha seu Equipamento

Aqui você fará compras! Ou algo parecido…

Você deve ter notado que existem algumas sugestões de equipamento na sua classe. Comece por lá. Pegue os equipamentos descritos e sugeridos pela sua classe. E aí anote tudo!

Lembre-se que sua CA será determinada pela sua armadura e seu modificador de destreza. Que seu ataque depende da sua força (se for uma arma corpo-a-corpo) ou da destreza (se for uma arma a distância ou com a característica finesse).

Anote tudo na sua ficha.

Passo 6: Comece sua aventura!

Esse é um passo que todos vocês precisam dar juntos! Como se conheceram? A aventura começa aonde? Quem está na cena?

Normalmente quem vai guiar essa parte será o Dungeon Master, mas vocês jogadores podem colaborar para deixar tudo mais interessante!

E pronto!

Você está mais que pronto para começar a jogar D&D 5e.

Não se esqueça de nos seguir no Youtube e no Facebook!

Boa semana, e boas rolagens!

--

--