“A praça é nossa?”

Fotocronografias
Fotocronografias
Published in
3 min readNov 18, 2023

Adriane Luisa Rodolpho, Fernanda Chemale, Rossana Prado

Ano: 1993
Categoria:
Crise
Palavra-chave: Crise Social

Resumo: Mostra foi elaborada para 39a Feira do Livro 1993. As entrevistas foram efetuadas com as pessoas que vivem a Praça e são direta e indiretamente afetadas pela Feira do Livro

A Praça da Alfândega é um dos cartões de visita de Porto Alegre. Sempre foi”. Esta fala é de um homem de 80 anos, aposentado. Como ele, várias outras pessoas foram ouvidas, outras tantas fotografadas. Fala e imagens. Grupos, anônimos… Os frequentadores da Praça da Alfandega, que nela vivem ou dela vivem; suas vozes, seus pés, seus contornos.

Esta praça é um mundo, aqui tudo acontece, nos informa outros. Fascinante e desconhecido mundo, aparentemente tão familiar e próximo. A medida que dele nos aproximamos, várias realidades foram-nos sendo apresentadas. A dinâmica da Praça, seus espaços, seus ocupantes, suas verdades… Nosso próprio olhar modificou-se, passou dos rostos para os corpos; a individualidade cedeu lugar aos grupos, que ser reconhecem entre si enquanto ocupantes deste mundo.

Por intermédio da PROREXT/UFRGD, deixamos por instantes nossas monografias… A concretude da linguagem visual e gráfica coloca-nos na Praça, no espaça e no tempo da Feira do Livro. A expectativa da resposta direta da comunidade qualifica ainda mais nosso trabalho, e nos fornece subsídios ara uma continuidade deste…

De momento, expomos a Praça à reflexão, conjuntamente. Esperamos que a experiência, por nós vivenciada, possa ser ampliada, e que as distâncias entre estes olhares possam se reduzidas. Afinal a Praça é nossa…”

--

--

Fotocronografias
Fotocronografias

O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos.