vol 05, n. 10 — Errâncias, derivas e etnografia de rua: as imagens insurgentes de um caminhar pela cidade

Fotocronografias
Fotocronografias
Published in
2 min readMay 3, 2018

Errâncias, derivas e etnografia de rua: as imagens insurgentes de um caminhar pela cidade

Organização desta edição
Camila Braz
Fabrício Barreto

Submissão de trabalhos para este dossiê até 10/11/2019

Caminhar diz respeito a humanidade desde os tempos mais remotos. Faz parte do ser humano o deslocar-se, sobretudo, por meio da caminhada. Caminhar é produzir lugares (Careri, 2013), uma ação que se constitui como ato perceptivo e criativo. De Certeau (1998) nos apresenta sua função enunciativa: caminhar ao mesmo tempo é leitura e escrita do território.

Para Paola Jacques (2012) a experiência errática afirma-se como uma possibilidade de resistência ou insurgência contra a ideia do empobrecimento da experiência urbana a partir da modernidade. Na etnografia de rua, como preconizado pelas antropólogas Cornelia Eckert e Ana Luiza Carvalho da Rocha (2013), o desafio é “experienciar” a ambiência da cidade, e o exercício da caminhada inclui a “câmera na mão”, se conformando como momento de reconhecimento do antropólogo em sua pesquisa, mas também como intervenção na área investigada.

Entendendo o viés interdisciplinar da abordagem, esta edição de Fotocronografias abre espaço para uma reflexão sobre um escopo categórico entre derivas, errâncias, deambulações e nomadismos que se aderem a técnica da etnografia de rua. Pretendemos reunir trabalhos de caráter etnográfico cuja câmera fotográfica é ferramenta de investigação. Assim, nos propomos a um diálogo com diferentes áreas de conhecimento, evocando uma comunidade de intérpretes da cidade moderna, narradores urbanos provocados pelos deslocamentos não só de seus corpos mas das alteridades citadinas, que se utilizam da caminhada como procedimento de pesquisa.

Lembramos que a Fotocronografias também está publicando em Fluxo Contínuo, além dos dossiês temáticos. Acesse mais informações nas Normas de Publicação e qualquer dúvida entre em contato.

Submissão de trabalhos para este dossiê até 10/11/2019

Referências Bibliográficas

CARERI, Francesco. Walkscapes. O caminhar como prática estética. São Paulo: ed. Gili, 2013.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Ed. Vozes. 3ªed. Petrópolis, 1998.

ECKERT, Cornelia; ROCHA, Ana Luiza Carvalho. Etnografia de rua: estudos de antropologia urbana — Porto Alegre, Ed. UFRGS, 2013.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos Errantes. Salvador: EDUFBA, 2012

--

--

Fotocronografias
Fotocronografias

O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos.