Chamadas

Edição nº 06 — Tempos de crise e a (in)vulnerabilidade do viver cotidiano em contextos urbanos

O fotocronografias, revista digital do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL/PPGAS/UFRGS) e do Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV/PPGAS/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, questiona: quais são as imagens das crises, dos medos, dos riscos, dos constrangimentos que configuram condições de vulnerabilidade, vitimização, desigualdades, segregação, imprevisibilidade na vida dos citadinos em contextos centrais nas metrópoles?

Crise e degradação compõem planos de visão e influenciam estilos de vida e práticas cotidianas nas grandes cidades, reordenando continuamente os significados da vida urbana. Compreendemos crise como um conceito que apresenta contornos indefinidos, e que, portanto possibilita múltiplas interpretações a seu respeito, mas ao vislumbrar retratos e pontos de captura das feições da crise nas dinâmicas sociais, ele se evidencia como fenômeno inerente à vida urbana contemporânea, como Ezra Park (1979, p. 50) já afirmou: “o efeito do meio urbano é intensificar todos os efeitos de crises”.

Os centros de cidades, as regiões (bairros) de desindustrialização ou de deterioração urbana são povoadas de acontecimentos, de equipamentos, de rastros de degradações patrimoniais que marcam processos cíclicos de mudanças sócio-econômicas. Considerando a relação entre imagens e cidades como principal interesse do corpo editorial, propomos abordar a “crise urbana” como eixo temático inspirador para as propostas de contribuição editorial. Gostaríamos de reunir nesta edição estudos etnográficos que abordem aspectos da crise urbana em distintos contextos históricos, considerando as regiões centrais das cidades lugares de referência e marcos empíricos para as produções bibliográficas.

Referências:

PARK, Robert Ezra. “A cidade: sugestões para a investigação do comportamento humano nomeio urbano”. In: VELHO, Otávio Guilherme (Org.). O fenômeno urbano. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Data limite para submissão de trabalhos : 31 de Outubro de 2018

Normas para publicação.
Email: fotocronografia@gmail.com

Organização da Edição:

Profª. Drª. Cornelia Eckert
Felipe Rodrigues (Graduando em Ciências Sociais UFRGS)
Nicole Rigon (Graduanda em Ciências Sociais UFRGS)