vol 06, n. 12 — Imagens da religião: paisagens e territórios do sagrado

Fotocronografias
Fotocronografias
Published in
2 min readOct 8, 2019

Imagens da religião: paisagens e territórios do sagrado

Organização desta edição
Hermes de Sousa Veras
José Luís Abalos Júnior

Submissão de trabalhos para este dossiê até 31/05/2020

É possível pensar na religião sem as imagens? Embora a resposta não seja necessariamente negativa, não podemos ignorar que o conceito de religião tem uma carga histórica ligada ao protestantismo estudado por Weber, que pensa a religião como ascética, pouco ligada ao sinestésico e aos sentidos em suas múltiplas texturas. No Brasil cristão, temos por um lado a força católica, via catolicismo popular, mas também eclesiástico, com a iconografia de santos e santas e outras figuras cristãs. Por outro lado, em ascensão, há os neopentecostalismos produzindo tanto mídias televisivas e cinematográficas, quanto eivando seus rituais e teogonia de imagens que indicam a presença de Cristo no mundo e os seus contrários. Para além do cristianismo, os diversos espiritismos, as religiões de matriz africana, as encantarias indígenas e afro-brasileiras, assim como outras religiosidades e espiritualidades entram em relação, produzindo imagens que se enredam e embatem, naquilo que José Jorge de Carvalho (1999) chamou de “espaço público encantado”.

Este dossiê tem a proposta de reunir imagens da religião, em suas mais diversificadas apresentações como fotografia, desenho, produções audiovisuais, sons, etc. O religioso pode aparecer de múltiplas formas e entrelaçado com outros aspectos da vida, assim pretendemos agrupar produções de caráter etnográfico cuja câmera fotográfica — e outros dispositivos de escrita — são ferramenta de investigação no campo religioso. Qual é o papel que paisagens e territórios ocupam na produção (audio)visual sobre religião? Através dessa provocação, buscamos fomentar o viés interdisciplinar da abordagens sobre imagem e religião, na relação com o espaço onde é praticada, destacando as imagens em suas particularidades e materialidades, ressaltando a capacidade das imagens “de envolver os sentidos” (Meyer, 2019, p. 123). Deste modo esta edição de Fotocronografias abre espaço para uma reflexão sobre religiosidades, visualidades, a multiplicidade do sagrado, hipermídias e territórios.

Lembramos que a Fotocronografias também está publicando em Fluxo Contínuo, além dos dossiês temáticos. Acesse mais informações nas Normas de Publicação e qualquer dúvida entre em contato.

Referências Bibliográficas

CARVALHO, José Jorge de. 1999. Um espaço público encantado. Pluralidade religiosa e modernidade no Brasil. Série Antropologia 249, UNB.

MEYER, Birgit. 2019. “Há um espírito naquela imagem”: imagens de Jesus produzidas em massa e outras formas de animação protestante-pentecostal em Gana, in: _____. Como as coisas importam. Uma abordagem material da religião. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 159–203.

--

--

Fotocronografias
Fotocronografias

O portal fotocronografias objetiva divulgar ensaios fotográficos que resultem de pesquisas etnográficas e de estudos antropológicos.