Maceo Parker

Marcelo Garcia
fotografista
Published in
3 min readOct 6, 2017

09–09–2017, Sesc Pompeia, São Paulo.

No disco de James Brown I’m Real, de 1988, o saxofonista Maceo Parker faz um longo solo na música “Keep Keeping“. No final da música, Brown diz que precisa ir embora e sai do estúdio, os membros da banda param de tocar e tentam fazer com que Maceo pare de tocar para irem embora, sem sucesso. Parker só percebe que todos se foram quando apagam as luzes do estúdio.
O show do último dia 9, na choperia do Sesc Pompeia, foi mais ou menos assim. Depois de voltar para o bis, já tendo se despedido da plateia, Maceo Parker caminhava para os bastidores quando decidiu voltar, pegar seu sax e tocar mais um pouco. Aos (nada aparentes) 74 anos, o cara continua incansável e amando tocar.

Maceo Parker atuou como sideman para toda a realeza do funk. Fez parte da banda de James Brown por muitos anos, contribuindo com seu sax para clássicos como “Papa’s got a brand new bag”, “Sex Machine” e “I got you (I feel good)”. Também tocou em várias encarnações do Parliament de George Clinton e em em vários discos do baixista freak Bootsy Collins, além de participar de gravações de grandes astros do pop e do rock, como Red Hot Chili Peppers, Dee-Lite, De La Soul, Living Colour (na incrível e icônica “Elvis is dead“) e muitos outros. O video em que Prince, emocionado, anuncia a presença de Maceo Parker no palco para tocar “Pass the peas” já diz tudo sobre a moral do saxofonista no meio musical.

Não faltaram clássicos nas quase duas horas de show. Além de músicas de James Brown, como “Make it funky” (video aqui), Parker homenageou os grandes nomes do soul e do funk, como Ray Charles e Marvin Gaye.

Maceo Parker também canta muito bem. Suas performances nas músicas de Ray Charles foram incríveis. A excelente banda que acompanhou o músico também teve bastante espaço para improvisar e solar à vontade.

Um show inesquecível. Para aqueles que não foram ou tem memória curta, tem um video de “Let’s get it on”, com um ótimo solo de guitarra, aqui, e, como sempre, um álbum com fotos do show em minha conta do Flickr.

--

--