Zéli Silva

Marcelo Garcia
fotografista
Published in
3 min readDec 12, 2017

15.11.2017, Auditório do Sesc Pinheiros, São Paulo.

O grande baixista, compositor e arranjador Zéli Silva reuniu gente do primeiro time da música instrumental brasileira e uma excelente cantora para lançar seu quinto álbum autoral, Agora é sempre, no auditório do Sesc Pinheiros. Além de Zéli no baixo elétrico de seis cordas e no contrabaixo, subiram ao palco o ótimo baterista Edu Ribeiro, a pianista Débora Gurgel, o saxofonista Vítor Alcântara (com quem Zéli gravou o álbum Duo em 2010), o guitarrista Fernando Correa e a cantora Vanessa Moreno.

Conheci o trabalho de Zéli quando ele lançou seu primeiro disco solo instrumental, Voando baixo, em 2002. Agora é sempre é seu primeiro disco inteiramente dedicado a canções e contou com vários intérpretes em sua gravação. Para o show, porém, todas as músicas foram cantadas pela simpatissíssima Vanessa Moreno.

O repertório do show obedeceu quase na íntegra a ordem do álbum, em um desfile de rítmos e melodias que fazem referência — e prestam reverência — ao melhor do que já foi feito na música brasileira. Mas se engana quem pensa que as canções de Zéli investem apenas na linguagem clássica do gênero.

Zéli é muito bom de arranjo e melodias. “Sabe lá”, por exemplo, começa com uma linha de baixo bacana e conta com uma criativa melodia de voz e sax feita por Vanessa e Vítor. A música ainda dá um espaço generoso para improvisos de baixo e bateria antes de voltar ao tema inicial.

Vanessa é uma vocalista bastante versátil. Seu domínio técnico e riqueza de interpretação ficam ainda mais evidentes em “Consolação”, apresentada em duo com Zéli em uma versão bem parecida com a que foi gravada.

Agora é sempre é um álbum de brasileira como só os grandes músicos brasileiros sabem fazer. Samba, bossa nova, frevo, xote, tudo ali, feito com criatividade e sofisticação por músicos de primeira grandeza. Presenciar sua execução ao vivo é um show que não se pode perder. Uma boa amostra desse pessoal tocando pode ser vista no programa Instrumental Sesc Brasil, gravado em abril de 2017.

O álbum está disponível em plataformas de streaming, como o Spotify:

E tem mais fotos deste show em um álbum da minha conta no Flickr:

--

--