Do Recife para o mundo. Veja por que a Nazar, única brasileira no Batch 20 da 500 Startups, decidiu expandir para o Vale do Silício.

Rodolfo Pinotti
Founders 500Strong Brasil
4 min readMar 28, 2017

Neste início de 2017 a 500 Startups deu as boas vindas às selecionadas do Batch 20, o qual incluí a Nazar, única brasileira do Batch. Para contar um pouco dessa história, ninguém melhor que Antônio Inocêncio, cofounder e CEO da Nazar, que entre Recife, Chile e San Francisco, conseguiu um tempo para compartilhar essa experiência conosco.

Rodolfo: o que faz a Nazar?

Antônio: a Nazar é um SaaS de monitoramento de performance de banco de dados que permite que seus clientes otimizem o desempenho de suas aplicações e reduzam os seus custos com infraestrutura sem a necessidade de instalação de software​.

A empresa é Parceira Avançada de Tecnologia da Amazon (Amazon AWS APN Advanced Technology Partner) e parceiro de Cloud do Google (Google Cloud Platform Partner).

Rodolfo: por que você decidiu ser acelerado, e por que escolheu a 500?

Antônio: a Nazar já tinha um planejamento de ir para São Francisco com o objetivo de adquirir clientes e crescer a nossa rede de relacionamento na Bay Area. O desafio sempre foi o de entrar na rede de contatos do Valley com alguma referência local.

Por mais que empresas brasileiras visitem o Silicon Valley e conheçam pessoas é diferente de ter acesso a rede de contatos de um fundo local e reconhecido globalmente. Acreditamos que isso facilitará na obtenção de clientes e de uma futura rodada de investimento aqui nos EUA.

Escolhemos a 500 por ser o fundo mais ativo de investimentos early stage do mundo e ser uma referência no ecossistema global de startups.

Rodolfo: como foi o processo de seleção? Quais foram os pontos mais críticos para vocês explicarem?

Antônio: já conhecíamos a 500 há muito tempo, acompanhando por notícias, contato com empresas que também foram investidas em batches anteriores e pessoas da equipe da própria 500. Em conversas com essas pessoas, já sabíamos que a disputa seria acirrada e que concorreríamos com negócios de todo o mundo.

Apesar de sermos uma empresa fundada por técnicos e com uma solução muito técnica e focada em Banco de Dados, não tivemos dificuldades em explicar o nosso negócio nas etapas do processo de seleção.

Assim que soubemos que estávamos na etapa de entrevistas, compramos passagens aéreas e saímos de Chile e Brasil rumo a São Francisco. Tudo isso num intervalo de uma semana. Hoje, não temos dúvida de que foi um investimento que valeu muito a pena!

Rodolfo: como está sendo sua experiência até agora? O que você planeja para os próximos meses?

Antônio: a empresa já passou pela experiência de expandir internacionalmente. Expandimos a nossa operação para o Chile em 2015 com a ajuda do programa Start-Up Chile. Foi o nosso primeiro teste fora do Brasil. Lá conseguimos um pre-seed da Wayra Chile e, agora, estamos focando no mercado americano.

Nosso processo de iniciar a operação nos EUA e toda a burocracia que está por trás disso (incorporação, conta bancária, etc) foi faciliata pelo programa da empresa Stripe, chamado Stripe Atlas.

A empresa planeja crescer globalmente.

Para isso, precisamos ganhar tração no mercado americano e planejar uma próxima rodada de investimentos para uma expansão global. Sabemos que estamos resolvendo um problema comum em várias empresas de todo o mundo e o desafio é provar a tecnologia no mercado mais competitivo que há: o americano.

Rodolfo: principal lição que você aprendeu com essa experiência ou dica que você possa dar para outros empreendedores

Antônio: a principal lição aprendida é de que nós, empreendedores, somos as pessoas que mais entendem dos nossos próprios negócios. Ninguém, nem mesmo do Vale do Silício, entende mais sobre os nossos clientes e desafios do que nós mesmos.

No entanto, ouvir pessoas que já passaram pelo processo de empreender e foram/são bem sucessidas é fundamental para as decisões que ainda estão por vir. E nesse quesito, na minha opinião, não há outro lugar no mundo com tantos empreendedores bem sucedidos e disponíveis para ajudar como aqui.

É isso pessoal! Sucesso Antônio Inocêncio e obrigado por compartilhar sua experiência! Go #Nazar!

Quer participar do próximo Batch? Inscreva-se aqui!

Curtiu? Compartilhe!

Mais sobre a Nazar:

NAZAR é uma empresa brasileira fundada em 2014 por profissionais de Tecnologia da Informação com mais de 15 anos de experiência em banco de dados, engenharia de software e administração de sistemas. NAZAR é especializada em produtos e serviços de Internet, com grande experiência em computação em nuvem, escalabilidade e performance, manutenção e otimização de aplicações complexas atendendo a diversos clientes. A empresa é Parceira Avançada de Tecnologia da Amazon (Amazon AWS APN Advanced Technology Partner) e parceiro de Cloud do Google (Google Cloud Platform Partner), foi investida pela ACE, Wayra Chile e 500 Startups e participou dos programas Start-Up Brasil e Start-Up Chile.

--

--

Rodolfo Pinotti
Founders 500Strong Brasil

Serial Entrepreneur, Angel Investor, CFO-as-a-Service, Advisor, Surfer and Passionate about business and innovation.