Dependência

@MonalisaFrança
Frestas
Published in
2 min readMay 20, 2021

Dependência. 1. estado ou qualidade de dependente; subordinação; sujeição.

2. Necessidade de proteção, de arrimo.

Parece ser bem contraditório começar um texto, com significados de uma palavra que, por vezes, é desconsiderada em nosso meio, não é verdade!? Dependência. Isso soa desconfortável para você? Para mim, há anos, soaria. Hoje, não mais.

Sempre escutei por aí que, ao fazer 18 anos eu seria independente e isso, por vezes, me causava um certo medo. Eu pensava: mas independente como? Não poderei mais contar com meus pais ou não os terei mais por perto? E minha família, como ficará a nossa relação? E principalmente: Deus, onde Ele entrará em tudo isso?

Mas, ao longo da caminhada, resolvi ir pelo lado contrário.

Em um mundo que prega tanto a independência, a Bíblia nos convida a fazer o inverso e ir de encontro a um Deus que nos carrega no colo em meio às dificuldades. Em um mundo em que ser dependente do outro significa fraqueza, o Senhor nos mostra que depender dEle significa ser vitorioso. Significa quebrar o nosso orgulho e desfrutar do agir dEle em nossas vidas.

Em um mundo de tantas correrias e agitações, Jesus nos convida a deitar em seu colo e experimentar a boa, perfeita e agradável vontade que vem dEle para nós. Creio que, experimentar de todas essas dádivas na caminhada com Deus me ensinou muito sobre ser dependente.

O mundo, em geral, prega a independência de uma forma muito cruel e eu descobri que depender não é sair perdendo, sabe? É você olhar o outro com compaixão, com amor e entender o propósito de tudo o que vivemos.

Ser dependente não é o monstro de sete cabeças, que ouvia falar. A dependência revela que fomos criados para viver em comunhão uns com os outros e que é nessa comunhão que somos moldados.

Ser dependente é enxergar o outro com a ótica daquele que o criou e, no fundo, o que eu realmente acho é que a gente tem é medo de ser vulnerável perto do outro ou de demonstrar que estamos dependendo dele pra algo

Se você tem dificuldades com isso, vale um conselho: Nada mais importa, quando temos Deus em nosso caminhar. Aprenda dEle e principalmente: dependa dEle, sempre.

--

--

@MonalisaFrança
Frestas
Editor for

Jornalista, apaixonada pela escrita, pelos amigos e a vida. Acredito que as palavras podem libertar almas e fazê-las viajar ❤