E aí, tudo beleza?
Pelo título, parece que estou te cumprimentando e estou sim. Mas o intuito desse texto é refletir sobre beleza.
Antes, uma pausa. Eu sou a Luana Dias, tenho 24 anos, jornalista e blogueira de moda e beleza. Bom, vamos lá:
O que é beleza para você?
Outro dia ouvi algo como: “ela é um amor, mas é muito bonita pra ele”. Chegamos num ponto que a beleza é um tipo de pré-requisito para qualquer coisa. Relacionamentos, emprego e até amizades. Sim, amizades! — perdi uma “amiga” para outra menina mais bonita uma vez.
Não sei dizer se tudo gira em torno da beleza ou se apenas criamos um estereótipo em cima da beleza. Se for bonita não é inteligente, se for vaidosa é fútil, se for desprendida é amarga… E por aí vai.
As pessoas parecem cópias umas das outras e até os ‘diferentões’ são iguais aos outros diferentões. As edições de foto são iguais, as poses e até os looks. Como blogueira de beleza noto um cenário cada vez mais competitivo, porém é sempre mais do mesmo.
Uma vez uma amiga tirou uma foto minha e eu não gostei do ângulo, pedi pra ela tirar outra e ela me respondeu que eu poderia editar (leia-se afinar) a foto para postar. Tenho estrias, celulites, manchas, cicatrizes e não me importo em mostrar. Há algum tempo eu me importaria sim — e muito! Mas aprendi a me aceitar e seria libertador se as outras mulheres aprendessem.
Estamos na era da HARMONIZAÇÃO FACIAL, mas os rostos parecem ser mais harmônicos uns com os outros do que com os traços de cada pessoa. Tenho a impressão de que daqui a cinco anos todas as pessoas serão idênticas. Isso se as tendências não mudarem, claro. Não vejo problema nenhum em fazer procedimentos estéticos, a tecnologia nos surpreende a cada dia e se a vontade for sua, apenas mude!
Outra coisa que está dentre os padrões de beleza é a onda fitness. Todos vão para a academia, comem frango com batata doce e são considerados verdadeiros símbolos de foco. Afinal, para ser fitness você não pode ir no churrasco da família e tomar uma cervejinha, senão já é “gordice” e você precisará morrer na academia para queimar o que consumiu nesse dia. Não é porque você não é fitness que você não tem foco. Precisamos nos preocupar com a saúde sim, mas não devemos nos sacrificar.
O que acontece é que essa fixação com a beleza atrapalha todo mundo. Atrapalha as meninas mais jovens que pensam que é necessário ser de jeito x ou y para serem aceitas. Atrapalha as mulheres comuns que se frustram com as modelos de capa de revista. Atrapalha as mulheres que, naturalmente estão já encaixadas no padrão e são consideradas fúteis.
Antes de terminar esse texto, quero indicar duas atividades:
- Ao acordar ou ao se sentir mal com qualquer coisa, vá para a frente do espelho, olhe no fundo dos seus olhos e diga palavras bonitas sobre você. Pode ser sobre a sua aparência, pode ser sobre suas qualidades, pode ser sobre seu profissionalismo.
- Encoraje pelo menos 1 mulher por seus feitos. Apoie o trabalho dela, indique para os amigos, elogie.
Observação: falei o tempo todo para mulheres, pois é a realidade que conheço. Se você for homem e quiser conversar sobre padrões de beleza, estou a disposição.
Imagens: Freepik
Luana Dias- jornalista, mineira, 22 anos, amante de comida, livros, moda, animais, maquiagem e gente feliz. Não necessariamente nesta ordem. Na verdade, não sabemos se é possível listar.