Minha alma é amarela

@MonalisaFrança
Frestas
Published in
3 min readApr 4, 2019

“Olhe para as estrelas

Veja como elas brilham por você

E por tudo que você faz

Sim, elas eram todas amarelas”

Yellow - Coldplay

Desde a infância, sempre gostei de associar músicas e cores às pessoas que amo. Meus amigos bem sabem que, pra mim, cada um deles tem uma cor. Calma, eu te explico: as cores são associadas de acordo com a personalidade e o que conheço do significado das cores.

Por exemplo: Carolina e Geane, que também escrevem para este blog comigo, tem suas cores específicas. A Carol é o lilás/ roxo, cores que me remetem à sua personalidade tranquila e paciente, capaz de acabar com a tormenta que muitas vezes se apodera de mim com uma palavra amiga ou conselho.

Já a Geane é laranja, cor vibrante, que condiz muito com sua personalidade decidida, que te põe no caminho e dá aquele “sacode”, mostrando que a vida não é só emoção; é razão e ela deve comandar também.

Mas aí você está se perguntando: o que isso tem a ver com a sua alma, Monalisa? Bom, eu sempre fui aquela em que as pessoas depositavam o seguinte comentário: ela tem um sorriso que contagia. Ao longo da minha vida, ouvi isso de muitas pessoas, mas uma dessas me disse algo que despertou para um significado maior do que esse: a Monalisa tem luz, assim como a solar, que irradia.

Depois de ouvir tantos comentários, parei pra perceber que a minha alma irradiava uma cor também, assim como aquelas que eu elencava aos meus amigos. Ela era amarela. A cor amarela traz calor, afeto e amorosidade. Quando penso em amarelo, creio em algo aconchegante, assim como o sol, que tanto amo (será porque, né?), chega e irradia seu calor em mim.

Imagem: Arquivo Pessoal

Creio que amarelo me representa tanto por ser algo que transmite afeto, algo em que acredito e que penso que o mundo está precisando mais. Atitudes simples como um abraço apertado, daqueles que te deixa quentinho, ou aquele encontro com amigos que há tempos não vemos.

Imagem: Freepik

Mas, não se engane, caro leitor. Pessoas amarelas, laranjas e roxas, assim como eu e minhas amigas também passam por momentos em que o brilho dessas cores vai embora. Dias, meses e momentos em que a vida parece apenas ser um vendaval cinza, escuro e sem vida. Mas, assim como o sol, que volta a brilhar e irradiar luz, após a tempestade, somos nós. Lutamos por aquilo que queremos e entendemos que dias escuros anunciam novos despertares de consciência e de essência.

Eu não sei qual é a cor da sua alma ou qual é o momento que você está enfrentando, mas quero te dizer que tudo passa e as luzes da nossa essência sempre voltam a brilhar. Com intensidade, com amor e revelando o melhor de nós.

Amarelo é a cor da minha alma porque ele brilha, pulsa e tem urgência. Amarelo é a cor da minha alma porque é intensa, é leve e alegre. Amarelo é muito do que sou e tento espalhar pelo mundo. Se está dando certo, eu não sei, mas que essa cor contagia e deixa sua marca, isso deixa.

--

--

@MonalisaFrança
Frestas
Editor for

Jornalista, apaixonada pela escrita, pelos amigos e a vida. Acredito que as palavras podem libertar almas e fazê-las viajar ❤