Prosa de café

Carolina Rodrigues
Frestas
Published in
2 min readJan 27, 2021

Huuum… Cheirinho de café coado. Tão logo senti que a vizinha do lado estava preparando o lanche da tarde, já deu água na boca de imaginar uma mesa cheia de quitandas caseiras.

Logo chamei a mamãe:

Está sentindo esse cheiro também? Vamos fazer um lanche bem gostoso?

Vamos! Acho que vou fazer um bolinho de cenoura.

Então, vou amassar um pão de queijo rapidinho.

E logo veio minha irmã:

Eu faço o brigadeiro para colocar no bolo.

Em poucos minutos, aquela bagunça boa na cozinha. Ingredientes na bancada, louças empilhando na pia, barulho de liquidificador e muito afeto.

Separa oito ovos para mim.

Pega o chocolate em pó na geladeira.

Passa a vasilha para o outro lado.

Mamãe sempre mais ágil, logo já colocou o bolo para assar. Enquanto isso, eu enrolava o pão de queijo, em formatos de bolinha e biscoito.

Não demorou e os aromas preencheram a cozinha.

Cadê o café? Quem vai fazer?

Aquele que inspirou a mesa cheia de quitandas ganhou sabor pelas mãos da mamãe. E é bem capaz que as vizinhas também sentiram o cheirinho de lanche da tarde no ar.

Sentamos as três na mesa, satisfeitas com o resultado e, sem falsa modéstia, a prosa foi mais ou menos assim:

Não é por nada não, mas eu sei fazer bolo de cenoura, viu?

Olha, bolo de cenoura também é uma coisa que eu faço bem. Agora meu pão de queijo é “trem bão demais da conta, sô”.

Nossa, mas vocês são convencidas, hein? Mas meu brigadeiro é o melhor que tem.

A tarde de sábado com as minhas meninas rendeu a barriga cheia e o coração quentinho igual café. Aaah aquele cheirinho de café…

Imagem: Pixabay

Ps: A crônica foi inspirada no ‘Receita em Prosa’, projeto cheio de comida gostosa, prosa boa e, claro, muito afeto também. Ao longo de um ano, nós três do Frestas, juntamente com o Kennedy, Rafael e Cindy, fizemos um trabalho lindo de jornalismo gastronômico, durante a graduação. Se você ficou curioso, clica no link: https://youtu.be/YtKr1gVzuwg.

--

--

Carolina Rodrigues
Frestas
Editor for

Jornalista por formação. Contadora de histórias e estórias por vocação.