Quando Tiver Sessenta*

@MonalisaFrança
Frestas
Published in
2 min readJun 10, 2024

“Quando tiver sessenta

Que os meus olhos funcionem bem

E eu, estando só, busque os meus netos na escola

Que seus sorrisos me lembrem

que eles são a fortuna que acumulei”

Há pouco tempo, vivi uma conquista grande, daquelas que fazem seu coração jubilar e entender o quanto a vida e Deus podem ser generosos conosco. Depois do êxtase da sensação nova, me vieram vários questionamentos na mente.

Estaria eu ficando velha? Quais eram esses novos sentimentos que estavam rondando a minha mente? Porque pensamos o que pensamos, em determinadas fases da vida?

Quando crianças, nos preocupamos com as brincadeiras e as tarefas difíceis da escola. Na adolescência, queremos roupas da moda e andar com os mais descolados da turma. No fim do ensino médio, refletimos sobre o que faremos ao longo da vida e que curso seguiremos. Depois, as preocupações aumentam, os estágios vêm, um namoro ou outro (ou não), amigos novos, trabalhos novos e desafiadores e a vida segue seu fluxo de nos levar a outros ambientes, novas pessoas e, porque não, novas reflexões?

A única coisa que consigo pensar atualmente é em como estou envelhecendo e como algumas coisas mudaram de figura para mim. Antes, pensar em formar a minha própria família era algo distante, hoje, está mais próximo e o desejo ardente em meu coração. Encontrei alguém para chamar de lar e para dividir conquistas e tristezas do dia a dia. Encontrei alguém com quem vale a pena a tentativa de sucesso de formar a minha família.

Imagem: Pixabay

E penso, ouvindo essa música do Rosa de Saron, o quanto a vida é uma enorme costura de emaranhados coloridos, bem traçados e experienciados, por um Criador que sabe bem do que necessitamos. Penso em como seria se a minha avó tivesse chegado nessa idade e no que ela teria realizado se tivesse feito sessenta.

Penso em como estarei se chegar nessa idade e o que desejo cultivar até lá: amigos, família, minha fé e alegria, fortunas imateriais que acumulo e que pretendo adquirir ainda mais.

E você, já pensou em como chegará aos seus sessenta?

*O título desta crônica é homônimo ao nome da música da banda Rosa de Saron, que está em seu álbum “Cartas ao Remetente”.

--

--

@MonalisaFrança
Frestas
Editor for

Jornalista, apaixonada pela escrita, pelos amigos e a vida. Acredito que as palavras podem libertar almas e fazê-las viajar ❤