Saudades do lar

Herlander para o Frestas Convida

Frestas
Frestas
2 min readMar 31, 2021

--

Ao longo da caminhada, enquanto vivia de forma veemente a realização de alguns sonhos e a busca por outros, conheci vários lugares e pessoas, lugares que me faziam sentir em casa, pessoas que parecia conhecer há bastante tempo, que me deixavam a vontade, que me faziam sentir como se todo lugar em que elas estivessem fosse o meu lar.

Refletindo sobre pertencer a algum lugar, quase sempre sou invadido pela saudade, saudades do lar, dos amigos, dos momentos. Então, me dou conta de que feliz é quem sente saudade, porque é sinal de que um dia dividiu a felicidade que sentiu. Feliz também é quem deixa saudades porque, se daqui não se leva nem metade, só o que foi nosso de verdade foi o que ficou no outro quando a gente partiu!

Imagem: Pixabay

E a verdade é que a busca pelos sonhos nos leva a tomar vários caminhos, mas seja lá qual for o caminho que trilharmos, quem deixa saudades sempre terá um lugar para voltar. Todavia, mais do que pertencer a algum lugar, ter um lar é se pertencer, se conhecer, é habitar no coração de alguém.

Como diz a passagem: “Até o pardal encontrou casa e a andorinha ninho para si..” — Salmos 84:3, então, ainda que os nossos sonhos nos deem asas e ainda que voemos para longe, sempre haverá um ninho para repousarmos. Ainda que a nossa mente navegue nas turbulentas águas da vida, sempre haverá um cais de porto para atracarmos o nosso barco, sempre haverá um lar, e esse lar pode ser um nome, uma pessoa, uma lembrança, um passado, presente ou futuro. Assim também, nós somos o lar das nossas lembranças, memórias e sentimentos, de uma grande porção de gente que passou pelas nossas vidas e permaneceu em nossos corações, para nos lembrar de que somos todos lar.

E a verdade é que não importa o tamanho da nossa casa, quão espaçosa ou pequena ela é. Nossas casas são importantes para nós porque um lar não é um lugar, é um estado de espírito, é o que sentimos quando sabemos que estamos exatamente onde deveríamos estar.

Herlander é a definição de diversidade, a junção do simples e do complexo. Angolano de naturalidade, saiu pelo mundo em busca de novos desafios, e então se achou no Brasil. Estudante e profissional da área de tecnologia, vê em si uma paixão que floresceu desde pequeno pela música. Apreciador de leituras, não dispensa um bom livro, pois acredita que a leitura é capaz de nos transformar de dentro para fora.

--

--

Frestas
Frestas

Crônicas do cotidiano para refletir e ser uma fresta no seu dia a dia.