Ágil além de Tecnologia e Produto

Erica Campestrini
Fretebras Tech
Published in
2 min readSep 30, 2022

Quantas vezes já ouvimos falar sobre Ágil? Muitas, certo? Ainda mais se você trabalha nas áreas de Tecnologia e Produto.

E se eu disser que Ágil pode e deve ser considerado em outros contextos? Que muitas outras áreas de uma empresa e, consequentemente, toda a organização se beneficia dele?

Ao contrário do que muitos pensam, ser Ágil não está associado ao uso de métodos, frameworks ou conceitos, como Scrum, Kanban, entre outros.

Ser ágil é a capacidade de adaptação, de responder rápido ao mercado, mudar de direção quando necessário.

Scrum, Kanban, por exemplo são ferramentas que nos ajudam neste caminho.

O objetivo deste post é compartilhar o caminho que trilhamos e o resultado que alcançamos durante um projeto em parceria com a área de Customer Success. Não tínhamos a menor idéia de como seria, que técnicas ou boas práticas seriam consideradas. Começamos com o que o próprio time tinha e já conhecia, além é claro, dos muitos feedbacks que colhemos. Eles foram cruciais para nortear este trabalho.

Foi gratificante confirmar, além dos muros da Tecnologia e Produto, que ciclos curtos, com melhoria contínua e focado no valor para o negócio é possível e acessível à todos!

Temos uma página no Coda dedicada as nossas aventuras (cases de sucesso ou talvez insucesso ;) ) Dá um pulinho lá e confere o nosso case.

--

--