Animais na pista!

E eu faço parte da manada

@plaao
Bandalha Carioca

--

Sexta-feira, 7:10 da manhã. já estou na rua São Clemente. Dirijo o carro para levar as crianças para a escola. Elas vão chegar antes do horário de entrada. Antes do sino tocar. Incorporei na rotina diária sair um pouco mais cedo. Evito assim o transito mais carregado que começará em minutos. As crianças tem acordado na hora. As vezes ensaiam uma típica reclamação matinal. Mas têm conseguido se aprontar e tomar café rapidamente. Grande avanço com relação ao ano passado. Graças ao cachorro que agora dá uma dinâmica diferente às nossas manhãs.

Sigo na São Clemente pela pista do meio. Do meu lado direito está a recém criada pista seletiva para ônibus. Com suas faixas azuis pintadas no chão para delimitar o espaço de cada tipo de veiculo. O sinal fica vermelho. Paro na faixa e observo apressados pedestres atravessando. Ouço a freada, e vejo pelo retrovisor, um ônibus logo atrás de mim com seus faróis acesos. Mal o sinal abre, o motorista começa a piscar e ranger o motor. Ele não deveria estar ali. Não bom. Não me provoque. Não tenho tolerado muito a falta de respeito alheia. Saio lentamente com o carro. E quem me conhece, sabe que algo está errado, pois costumo acelerar forte.

O monstro com seu olhos de luz rosna mais ainda e pisca freneticamente. Finalmente desiste e acelera para ultrapassar. Manobra perigosamente para a terceira pista. Aquela oposta à pista exclusiva para ônibus. Meu sangue esquenta e irado deixo meu lento veiculo escorregar também para esquerda. Neste momento, perdi a razão. Virei um animal. Assim como aquele que comanda a criatura bestial que segue atrás de mim.

Ouço as crianças falando. Respiro fundo e então permaneço onde estou. O ágil veículo de passageiros finalmente me ultrapassa pela direita, usando a pista central. Ao invés de seguir sua viagem, agora também ele sem controle, fecha meu carro atravessando o longo ônibus sobre as duas pistas onde não deveria estar. O ilustre motorista põe a cabeça para fora e começa a esbravejar. Acho que ele não gostou. Nem eu.

Sinto-me decepcionado com a impunidade e desrespeito. Presencio diariamente cenas de total falta de educação e descaso. Estou impotente e frustrado. E intolerante.

Infelizmente passei a fazer parte da manada de animais raivosos trafegando pelas pistas. Cuidado!

--

--