Atualizações sobre o XPhone: design novo, botão-X, e especificações anunciadas no MWC19

Pedro Sanches
Function X
Published in
4 min readFeb 25, 2019

O XPhone, o primeiro celular do mundo em blockchain, chegou na MWC19 Barcelona (Mobile World Congress, o maior evento da indústria móvel do mundo) indicando um claro sinal que a tecnologia blockchain é projetada para conquistar a adoção em massa.

A Pundi X, uma das principais empresas que tem desenvolvido dispositivos alimentados por tecnologia blockchain, também criadora do ecossistema da Function X, revelou as novas features do XPhone na MWC19. Essas novas especificações representam um upgrade em relação ao protótipo que foi apresentado em outubro de 2018 no XBlockchain Summit, que ocorreu em Bali, onde também demonstrou-se a primeira ligação telefônica do mundo feita através da blockchain. Na época, também foi anunciado a criação de um sistema operacional e um protocolo de comunicações para dispositivos móveis baseado em blockchain, permitindo que usuários fizessem chamadas, enviassem mensagens, e transmitissem dados através de uma rede blockchain totalmente descentralizada.

Um dos principais pontos da nova versão apresentada em Barcelona é o botão-X, que permite aos usuários acesso direto aos Dapps (aplicativos descentralizados) no modo blockchain.

No modo blockchain, os serviços do XPhone podem operar de forma completamente independente de operadoras centralizadas. Os usuários podem realizar ligações, trocar mensagens e compartilhar dados por meio de nodes da blockchain, sem necessidade de provedores de serviços centralizados. O XPhone é o primeiro smartphone que pode rodar completamente em um ecossistema descentralizado, com funcionamento de telefonia, mensagens e transmissão de dados. O XPhone, por si só, é um exemplo da crescente expansão do uso da tecnologia blockchain para além de transferências financeiras, adentrando nas aplicações no dia-a-dia.

Todo XPhone também é um node da rede para contribuir com o funcionamento do ecossistema blockchain. O conteúdo e a conectividade são organizados e distribuídos em uma maneira node para node.

A Blockchain da FX: Devolvendo o controle dos dados aos usuários e criadores

“O que isso significa é a devolução do controle de dados aos usuários”, disse Zac Cheah, fundador e CEO da Pundi X.

“As empresas de telecomunicações e da internet têm ganhando um enorme valor ao estarem no controle de dados dos usuários. Ao descentralizarmos serviços como aplicativos, por exemplo, podemos colocar esses dados sob a administração de um smart-contract, e efetivamente devolver o controle aos usuários e aos criadores”.

“Muito do que chamamos de serviços peer-to-peer ou de serviços descentralizados continuam sendo construídos em redes centralizadas, e nós estamos aqui para mudar isso.”, acrescentou Cheah.

Dispositivos móveis como nodes

“A escalabilidade na blockchain deriva do número e distribuição geográfico dos nós da rede. Destarte, fica claro como conquistar uma alta escalabilidade irá requerer uma alta utilização por parte dos usuários. O XPhone tem, portante, potencial para estabelecer um grande conjunto de nodes globais”, disse Pitt Huang, co-fundador e CTO da Pundi X.

“E com a Function X oferecendo às pessoas a opção de serem independentes de uma rede de comunicações centralizada, criamos um novos usos de interesse universal para a blockchain. Isso dará vida a uma rede grande o suficiente para suportar escalabilidade em massa, performance de alto nível, bem como desenvolvimento de novas aplicações, além de real descentralização, que, até agora, na maior parte do tempo apenas iludiu a comunidade cripto”.

O pioneirismo da blockchain da f(x) é tão significativo quanto o navegador foi para a internet

Hoje em dia, o XPhone na mão de cada uma das pessoas permite a elas vivenciar e modelar a internet descentralizada e em blockchain que teremos no futuro. É possível compartilhar dados, imagens, arquivos, além de contribuir como um node para o funcionamento da Function X.

De acordo com Huang: “A blockchain atualmente está em um estado de desenvolvimento que a internet estava no início dos anos 90. Assim como o navegador foi para o mundo da internet, um novo protocolo descentralizado — como a Function X — terá um efeito profundo no mundo da blockchain, fazendo com que milhões tenham acesso a essa tecnologia na palma de suas mãos, por meio de seu smartphone, retomando controle de suas informações.”

“Quando nos lembramos como levou décadas para que a internet penetrasse em cada aspecto da existência humana, percebe-se que hoje é um grande dia para a blockchain, mesmo entrando na era do 5G como estamos agora”.

Especificações do XPhone e preço

As mensagens e ligações em blockchain podem ser ativadas e desativadas no sistema operacional do smartphone, que é baseado em Android 9.0.

O aparelho terá uma tela de 5,65 polegadas, sensor de impressão digital na lateral, 6 GB de memória RAM, 128 GB de ROM, processador Qualcomm® SnapdragonTM 660 Mobile Platform, além de uma câmera frontal de 16 megapixels e câmera traseira de 48 megapixels. A bateria tem capacidade de 3.500mAh. O preço de varejo será de U$ 599,00.

Este post é uma tradução livre deste artigo.

Não esqueça de seguir a Pundi X Brasil nas redes sociais para ficar sabendo das últimas notícias sempre em primeira mão!

Grupo de Telegram: https://t.me/pundixbrazil
Canal de anúncios do Telegram: https://t.me/pundixofficial_br
Twitter:
https://twitter.com/Pundix_br
Instagram:
https://www.instagram.com/pundix_br/
Grupo de Facebook:
https://www.facebook.com/groups/1772965376058002/

--

--

Pedro Sanches
Function X

Customer Success & Community Manager at Pundi X