Revistas de futebol para ler gratuitamente

Uma seleção de publicações disponíveis na internet de forma gratuita para leitores que são fanáticos pelo futebol que se lê

Algumas das revistas que podem ser encontradas para ler de forma gratuita (Crédito: Futebol Café/Bruna Rebouças Clara)

Consumir a leitura de futebol fora da internet é um hábito que requer algum investimento financeiro. Livros, pelo menos no Brasil, são produtos bastante caros. As revistas de futebol também não são baratas e comprar publicações impressas de fora do país deixa o preço desse investimento ainda mais salgado. Já os conteúdos online, em sua maioria imediatistas e apenas informativos, quase nunca conseguem suprir os anseios de quem procura textos mais profundos e melhor trabalhados sobre futebol.

Mas há uma luz no fim do túnel para quem não quer gastar e gosta de bons textos e reportagens futebolísticos. O Futebol Café encontrou uma série de revistas que estão disponíveis de forma gratuita na internet, a maioria delas na plataforma digital Issuu, onde inclusive algumas das publicações têm perfis oficiais nos quais publicam toda ou parte de sua obra.

Uma seleção feita para os fanáticos por boa leitura. E com a palavra mágica para aqueles, digamos, mais econômicos: grátis!


Revista Túnel

A Túnel é uma revista uruguaia bimestral que busca contar histórias e trazer entrevistas que retratem a identidade futebolística do país. Sua idiossincrasia, para usar uma palavra que uruguaios e seus vizinhos argentinos gostam de usar. Algumas das capas da Túnel já estamparam figuras importantes da seleção local como o técnico Maestro Tabárez, o ex-zagueiro Paolo Montero e o lateral-esquerdo Álvaro Pereira, por exemplo. Interessados no futebol do Uruguai em geral podem conferir algumas das edições anteriores.


The Barraca

A The Barraca é uma revista focada no Valencia Club de Fútbol. O conteúdo gira basicamente em torno da cultura do clube, tratando inclusive de temas como a música e a literatura relacionadas à identidade valenciana. Alguns textos estão escritos em valenciano, mas boa parte do material está em castelhano e pode ser compreendido mais facilmente.


FIFA 1904

Como o próprio nome sugere, a publicação pertence ao órgão máximo do futebol mundial. O número no título é uma referência ao ano de fundação da entidade. Anteriormente, a FIFA publicava a FIFA Weekly, uma revista semanal de 40 páginas que foi substituída pela FIFA 1904. No novo veículo, a periodicidade virou mensal e seu conteúdo passou a ter 68 páginas. A revista está disponível em inglês, espanhol, francês e alemão.

No Issuu podem ser encontradas todas as edições tanto da 1904 como da Weekly. Inclusive, há na página da FIFA as edições da Weekly que foram publicadas em português durante 2014, por conta da Copa do Mundo aqui no Brasil (Stacks > The FIFA Weekly PT):

Na página oficial da FIFA na internet, é possível baixar publicações anteriores. Inclusive, o arquivo disponibiliza edições (em PDF) da FIFA World, que foi veiculada de 2009 a 2013:


De Cabeza

A De Cabeza já é uma velha conhecida do Futebol Café e o leitor que nos conhece provavelmente tenha passado pela publicação chilena em algum momento. Nesta matéria aqui falamos sobre o projeto editorial deles em uma entrevista com um dos editores da revista. Eles disponibilizam todo o conteúdo de forma online e gratuita. Futebol cabeça para quem gosta de leituras mais profundas e aspectos históricos do mundo da bola.


Pickles Magazine

A Pickles é uma revista inglesa surgida em 2011 e que aposta em ilustrações e design ousados para chamar atenção do leitor para suas histórias, que de acordo com eles procuram falar sobre “a cultura do jogo”. O nome da publicação é uma homenagem ao cachorro Pickles, que farejou e encontrou a taça da Jules Rimet perdida antes da Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra. O perfil da revista no Issuu não disponibiliza todas as edições, mas é possível dar uma conferida em algumas delas.

Nesse outro perfil aqui também é possível encontrar algumas edições da Pickles:


Revista Placar

O arquivo da Revista Placar disponível na internet é bastante vasto, ainda que tenha algumas brechas. Mesmo assim, é possível conferir boa parte do que a publicação já produziu desde o início. No Google Livros, várias edições estão à disposição do leitor desde 1970.

Outras mais recentes podem ser vistas no perfil da Placar no Issuu:


Zona Mixta Magazine

“Um ponto de vista alternativo ao futebol”. Assim se autodenomina a Zona Mixta Magazine, revista de Barcelona que publica seus conteúdos inteiramente online. A publicação é bimestral e disponibiliza seu conteúdo em uma plataforma chamada Yumpu, bem parecida ao Issuu e portanto de fácil leitura para quem quiser dar uma olhada.


Kaiser Magazine

A Kaiser Magazine foi um projeto de revista e blog dedicado ao futebol que nasceu há alguns anos na Espanha, mas já não está mais ativo. Alguns de seus membros fundaram o canal Campeones no YouTube, que hoje faz bastante sucesso na plataforma. Além das edições padrão da revista, há no Issuu os guias táticos, guias de campeonatos passados e os chamados guias vintage, de torneios ou equipes que fizeram história.


Revista Un Caño

Lançada de forma impressa na Argentina em 2005, a Un Caño publicou sua revista até 2013, quando decidiram interromper a ação em papel e passaram a postar textos e conteúdos em um site. Hoje, os argentinos mantêm apenas a página online, mas deixaram disponível uma parte do trabalho que realizaram no impresso por quase uma década.


The Blizzard

De todas as revistas disponíveis gratuitamente para ler na internet, essa seleção de edições da The Blizzard (publicada por um perfil que não é o oficial da revista) está com certeza entre as mais preciosas. A publicação é tocada pelo jornalista britânico Jonathan Wilson, autor do livro “Pirâmide Invertida”, entre outros. Wilson é hoje um dos principais jornalistas de futebol do mundo e a Blizzard segue esse padrão de qualidade, dedicada inteiramente ao texto futebolístico longo. Leitura de fôlego e de primeiro nível.


Field

A Field foi um projeto de revista gratuita distribuída em estádios da Premier League no ano de 2013. Contudo, o projeto não foi além da primeira temporada. O veículo era impresso em formato de jornal e trazia principalmente entrevistas com personagens do mundo da bola, mas não só do futebol inglês. Figuras da música também ganhavam espaço para falar de suas obras e, é claro, de futebol. A Field manteve um perfil no Issuu, onde publicaram as edições que os fãs encontravam nos estádios.


Revista Panenka

Outra velha conhecida do blog, da qual somos profundos admiradores. A Panenka é talvez a melhor revista de futebol hoje no mundo em termos de qualidade de conteúdo. Seus textos, suas ilustrações e as histórias que são contadas em cada edição encantam o leitor apaixonado por futebol. Uma pena que a Espanha seja tão longe e não possamos manusear suas páginas com a frequência que gostaríamos. Mas achamos duas edições completas (em contas separadas no Issuu) para saborearem o verdadeiro “futebol que se lê”.

Neste perfil está a edição #4 da revista:

Já neste está a edição #11 de Panenka:


FC Barcelona

Sim, o Barcelona tem uma revista. Duas na verdade! Uma é a revista Barça, que fala principalmente sobre o time culé, além de notas sobre o Camp Nou, textos que recordam feitos e jogadores históricos e notas sobre as equipes de outros esportes. A outra é a revista Fundació, da Fundação Barcelona, que trata de assuntos e ações institucionais do clube catalão. Ambas as publicações estão disponíveis no perfil do Barcelona no Issuu.


Revista 1986

Mais uma revista de clube, dessa vez do River Plate. Porém, a 1986 não é uma publicação oficial, mas sim um projeto de torcedores que decidiram, no pior momento do clube argentino, fundar uma revista que cobrisse a cultura do River. Que fosse além do dia a dia da equipe, diferentemente do que as mídias tradicionais já fazem. De projeto gráfico ousado, chama atenção pelas capas, e também pelas histórias que trás da mística millonaria.


Barefoot

Sim, novamente: existe uma revista de futebol de areia! A Barefoot (que significa descalço, em inglês) é uma revista da Beach Soccer Worldwide, a federação internacional de futebol de areia. Responsável pelos principais torneios do mundo, é parceira da FIFA desde 2005 e publica no Issuu sua revista trimestral.


Museo del Fútbol

Por fim, o material que talvez seja o mais interessante da lista. Não se trata de uma só revista ou veículo jornalístico. Neste perfil chamado Museo del Fútbol, há uma seleção de guias do futebol espanhol de várias épocas, além de edições antigas da revista Don Balon, também espanhola. Nos guias da liga é possível encontrar, por exemplo, fotos em formato de figurinhas de Di Stéfano e Kubala dos tempos em que brilhavam no Real Madrid e no Barcelona, respectivamente. Um verdadeiro tesouro para quem curte história futebolística e gosta de guias antigos, procurando por craques do passado que deixaram sua marca no futebol para a eternidade.


Revista Trivela

Surgida a partir do site da Trivela, a revista homônima circulou de fevereiro de 2006 (inicialmente com o nome Copa’06) a setembro de 2009. Mauro Cezar Pereira, Mauro Beting, Gustavo Hofman e Leonardo Bertozzi foram alguns dos nomes que passaram pela publicação impressa. O leitor saudoso da Trivela — e também quem não teve a oportunidade de conhecê-la — pode conferir as edições da revista no arquivo da F451, empresa de mídia que administra a marca Trivela.


Matchday Magazine

Uma revista que tem na capa figuras do rock britânico, como Liam Gallagher, Morrissey e Damon Albarn, mas que também fala do futebol e de toda a cena futebolística da Inglaterra. Seria natural não fosse uma revista da Polônia! A Matchday foi fundada por um grupo de jovens poloneses que queria simplesmente escrever sobre o que mais gostam: música e futebol.

A publicação está integralmente disponibilizada na plataforma Issuu. Recomenda-se ler seus textos ouvindo um disco do Smiths ou do Oasis.


El Gráfico

Neste perfil pessoal no Issuu, um argentino chamado Juan Maria disponibiliza algumas edições antigas da El Gráfico, daquelas em que as capas tinham lindas fotos de jogadores fazendo movimentos de jogo e nas quais podemos ver alguns dos mais belos uniformes já usados no mundo (camisas de botão, golas clássicas, etc). Seu objetivo, segundo a descrição no site, é “preservar a memória de nossas revistas”.

Pois aproveitem então a bondade de Juan Maria e façam o favor de curtir as edições históricas da El Gráfico disponíveis no link.