These Football Times: mais do que apenas ler, uma revista para você colecionar
Cada edição tem tiragem limitada e fala sobre um país específico, trazendo grandes histórias do futebol local e seus personagens
Ao entrar no site do These Football Times, o impacto visual gerado pela página inicial é direto. Uma grande imagem que toma conta de toda a tela ilustra a matéria principal e te convida ao clique. Logo vê-se que a barra de rolagem fica pequena, sinal da extensão do texto que se abriu. Para alguns, um convite para sair do site e nunca mais voltar. Já para quem gosta de ler, significa um “bem-vindo” a uma boa e longa leitura futebolística.
O conteúdo online, porém, é só o cartão de visitas para um produto ainda mais especial oferecido por esses ingleses: a revista do These Football Times. De tiragem limitada, cada edição é dedicada a um país específico, cujas matérias e textos contam as grandes histórias do futebol desses lugares, apresentando seus personagens e traçando sua identidade. O site veio primeiro, mas a ideia da revista foi amadurecendo até encontrarem o perfil que desejavam para ela. Mais do que criar algo para ser lido, queriam disponibilizar algo que pudesse ser guardado, colecionado pelos leitores.
“A revista foi algo que sempre quisemos fazer desde o início (do site), em 2011. Contudo, a indústria do impresso tem sofrido há um bom tempo, então tivemos que encontrar uma nova maneira de fazê-la funcionar. Vimos que algumas outras publicações estavam tendo sucesso com revistas colecionáveis então decidimos ir por esse caminho”, diz Omar Saleem, editor do These Football Times, em entrevista ao Futebol Café.
Técnico de futebol por formação, Saleem iniciou a página na internet com o intuito de oferecer a outros treinadores conteúdo gratuito sobre treinos e exercícios, para serem aplicados no desenvolvimento de jovens e crianças. De acordo com ele, era inaceitável que esse tipo de informação fosse paga. A partir daí, o conteúdo do site foi enveredando por outras áreas do futebol até que encontrou, com a ajuda de freelancers e da busca do editor por aprimoramento jornalístico, a cara que tem hoje. A de um veículo que se propõe a discutir e investigar as questões relacionadas ao jogo.
Desde o lançamento da primeira edição da revista, em 2016, dedicada ao futebol argentino, mais quatro países ganharam edições especiais: Itália, Alemanha, México e a última, lançada recentemente, sobre a Holanda. A opção por monográficos responde à impressão do These Football Times de que seu conteúdo deveria seguir uma linha bem definida, que suas matérias comunicassem um processo, tivessem sentido juntas.
“Queríamos estar seguros de que não haveria nada como o nosso produto no mercado. A coisa mais importante em uma indústria dura onde há alta competitividade é a originalidade, então pensamos que um país por edição seria legal de fazer. Era também para manter tudo em ordem. Eu não gostaria de ler sobre Johan Cruyff em um artigo e depois sobre Jack Wilshere no próximo. Não fluiria bem”, afirma Saleem.
Inicialmente, apostaram por revistas online, que tiveram boa aceitação dos leitores. Com a consolidação do site e de um público fiel, partiram para o impresso confiantes de que o produto venderia. Mas quem quer garantir seu exemplar da These Football Times não pode esperar demais. Isso porque as edições têm tiragens relativamente pequenas. As de Argentina e Itália, por exemplo, já se esgotaram e só estão disponíveis no formato digital. “Uma vez que se foram, se foram” é o que diz o editor sobre a limitação de exemplares.
Produzir grandes tiragens não seria interessante do ponto de vista editorial e muito menos do financeiro. Afinal, há outras revistas no mercado e uma grande competição pela preferência e o dinheiro do leitor. Daí surge o desafio de fazer uma revista que seja não só boa, mas indispensável aos fanáticos por futebol que apreciam a leitura longa.
“Nunca houve uma revista de língua inglesa sobre futebol mexicano antes então não temos competição aí, mas as pessoas só dedicam uma parte de seu dinheiro às revistas, então temos que brigar por essa fatia. Nesse sentido, estamos sempre competindo com outras revistas. É por isso que tentamos fazer nossas revistas as mais originais, exclusivas e bonitas possíveis. Do papel, passando pela tinta ao cheiro, queremos ser os melhores para merecermos o dinheiro das pessoas”, explica Saleem.
E uma revista sobre o futebol brasileiro? Parece que o momento para fazer essa entrevista não poderia ter sido melhor. “Iremos lançar uma revista sobre o Brasil depois da revista da Holanda, provavelmente em outubro, com pré-venda em setembro”, revela Omar Saleem.
Isso significa que se você é daqueles que separa dinheiro para a compra de leituras sobre futebol, a These Football Times passa a ser uma boa opção de investimento. E, consequentemente, um valioso item para a sua coleção. Mas seja rápido. Pois “uma vez que se foram, se foram”.