Expectativas para a Copa América Centenário.

A Copa América Centenário foi iniciada ontem com o jogo entre Colômbia e E.U.A. onde os Colombianos venceram por 2 a 0. Confesso que ao primeiro momento não achei o torneio interessante ou atrativo, talvez por ter acontecido uma ano passado ou apenas por estar um pouco de saco cheio dessa “selecinha” do Dunga que nem empolga e nem dá pra odiar ao extremo a ponto de um Pacheco igual a mim largar de mão e torcer por outra esquadra. Porém após ver alguns vídeos antigos e lendo um pouco sobre a história envolvida (e isso sempre funciona comigo para despertar o interesse sobre alguma competição) comecei a querer acompanhá-la com mais atenção.

Jogadores em destaque na propaganda para a Copa América Centenário (Sentiram falta de alguém! rs )

Um dos motivos que devem levar o torcedor à arquibancada ou para frente da TV nesses dias de futebol sulamericano é justamente ela não ser apenas sulamericana. Não será uma competição apenas com times abaixo da linha do Equador e sim dessa vez (Ó Gloria!) teremos a união dos times da Conmebol e os times da Concacaf (nas edições normais apenas dois times do Norte são convidados). Essa novidade irá engrandecer a Copa América e fará finalmente jus ao nome que leva.

Os Mexicanos são os atuais campeões da Copa Ouro, onde bateram a Jamaica na final.

Outra coisa interessante será o local que está sendo realizado o torneio, nos EUA não teremos uma seleção forte e de tradição jogando em casa e com apoio incondicional da sua torcida, devido ao grande numero de latinos nos states acredito que a torcida ficará bem equilibrada o que acaba, por conseguinte equilibrando as partidas. O viés político também estará presente uma vez que o FBI investiga as operações mafiosas da Conmebol, CBF e FIFA, ou seja, a chance de algum cartola ser preso em solo americano é muito possível, dando um ar de filme policial à nossa querida competição.

Palco da final, o MetLife Stadium tem capacidade para 82.566 torcedores.

Por último, mas não menos importante temos a qualidade das equipes que estão participando. Em minha opinião essa copa não tem favorito nenhum, os times Uruguai, Colombia, Chile, Argentina e Brasil (sim o Brasil de dunga pode surpreender) estão muito parelhos e, além disso, existe a possibilidade de dar uma zebra histórica com o bom time do Equador. Vale também ver como se sairá o sempre lutador México e os donos da casa, que ultimamente estão investindo pesado no Soccer.

Chile atual campeão da competição, mas longe de ser favorito isolado.

Portanto caro leitor, não despreze a vossa Copa América Centenário, ela entrará pra história por vários motivos e com certeza será conhecida como a primeira Copa Americana de verdade. Sul, Norte e Central merecem essa união que espero que seja consolidada para os torneios vindouros, pois só quem tem a ganhar é o próprio futebol. Bons jogos e boa diversão a todos.

P.S.: Pra quem interessa aqui tem a tabela dos jogos.