Paulistão: a pior solução possível


Nos anos 90/2000, o escritor José Roberto Torero ficou famoso por suas crônicas esportivas na Folha com diversos personagens. Havia o Lelê, sobrinho a quem ele tentava ensinar o amor pelo Santos; o guru picareta Zé Cabala, que encarnava astros do esporte para que Torero o entrevistasse; e Tico e Teco, a dupla de dirigentes que inventava regulamentos mirabolantes para os campeonatos, os piores possíveis.

Pois bem, Torero não escreve regularmente para a Folha há algum tempo, mas Tico e Teco estão vivíssimos e empregados na Federação Paulista de Futebol. O pessoal do Bom Senso FC questionou o excesso de datas para o Paulistão de 2014? “Oras, vamos dar um jeito de reduzir datas.” Mas como reduzir datas se não dá pra rebaixar ninguém? “Ué, divide em grupos.” Mas se dividir em grupos a gente corre o risco de não ter todos os clássicos. “Ah, então faz assim: não enfrenta quem está no próprio grupo.”

Juro que queria estar na mente do gênio que teve essa ideia. E na mente dos outros gênios, os representantes dos clubes, que aprovaram a ideia sem nenhuma contestação, como se fosse a coisa mais normal do mundo você não disputar confrontos diretos contra os times com quem disputa a classificação.

A fórmula também cria a possibilidade de aberrações como um time rebaixado se classificar para a final, já que, se o rebaixamento atinge os quatro últimos colocados, independentemente de grupo, nada impede que todos eles se concentrem na mesma chave — e, assim, o 17º colocado na classificação geral será o segundo colocado desse grupo, que disputará com o primeiro as quartas de final (outro toque de genialidade da fórmula). Não sei o que regulamento dirá a respeito disso, mas não vi nenhuma manifestação até agora.

Além disso, há sempre o risco de injustiças, como um time que caiu num grupo mais fraco se classificar em detrimento de outro que concentrou times melhores. Nesse caso, o Grupo C tem cara de “grupo da morte”, com Santos, Portuguesa, Ponte Preta, Paulista de Jundiaí e São Bernardo. Só que um grupo da morte em que os candidatos não se matam entre si.

Acho que há muitas fórmulas melhores para reduzir datas e eu mesmo darei algumas em breve. Agora, porém, não vale a pena discuti-las porque a burrice já está feita, registrada e endossada por todos. É bom, aliás, o torcedor se lembrar disso quando seu time, terceiro colocado de um grupo, estiver eliminado mesmo tendo feito 5 pontos a mais e vencido o confronto direto contra o segundo da outra chave, que se classificou. Se o regulamento é essa merda, é porque o presidente do seu time concordou.

Publicado originalmente no futvivo.wordpress.com em 30 de outubro de 2013.