Montevidéu: A capital do futebol

A capital que respira futebol

Filipe Aurélio
Meu Velho me Falou
3 min readAug 22, 2018

--

Ao contrário do que muita gente imagina, o futebol em Montevidéu não se baseia somente em Nacional e Peñarol, muito pelo contrário, para se ter uma ideia, das 15 equipes que disputam a primeira divisão do futebol uruguaio, 14 são da capital: Nacional, Peñarol, Progresso, Danúbio, Defensor Sporting, Wanderers, Rampla Juniors, Atlético Torque, Liverpool, Cerro, Boston River, River Plate, Fénix e Racing. E ainda tem o El Tanque que foi fundado na capital, mas se mudou para a cidade da Flórida, em 2012.

Como se isso não fosse o bastante, a segunda divisão que é formada por 14 clubes, 8 são de Montevidéu: Cerrito, Villa Teresa, Central Español, Sud América, Albion, Rentistas, Villa Española e Miramar completam as equipes das duas principais divisões do Uruguai que estão situadas na capital.

Aqui um chute sem direção a bola para na casa do rival

Com tantos times assim em uma só cidade, algumas curiosidades surgem. É o que acontece com os rivais, Central Español (Estádio Palermo Park) e Miramar (Estádio Méndez Piana) separados apenas por um muro. É a rivalidade mais próxima do mundo geograficamente falando. O Central é conhecido como “Os Palermitanos” foi fundado em 1905 e ergue seu estádio 32 anos mais tarde. O Miramar Missiones é apelidado de “Los cebritas” surgiu em 1980 depois da fusão dos times Miramar e Misiones.

Estádio Olímpico, coloca com o Rio da Prata na região portuária de Montevidéu Foto: Ariel Colmegna

Algo que também chama a atenção é o Estádio Olímpico onde joga o Rampla Juniors, que fica na beira do Rio da Plata. Os Picapiedras, como são conhecidos, ganharam a liga nacional apenas uma vez, em 1927, ainda na era do futebol amador, e nunca disputaram a Libertadores ou a Copa Sul-Americana.

O clube mais antigo do Uruguai também é de Montevidéu

O Albion FC foi fundado no dia 1 de junho de 1891, é considerado o decano do futebol uruguaio. Por muito tempo o Nacional ajudou financeiramente o Albion, para impedir que o clube desaparecesse. Isso para evitar que o Peñarol se intitulasse o clube mais antigo do país. Isso porquê em 28 de setembro de 1981 surgiu o Central Uruguay Railway Cricket Club que em 1913, mudaria o nome para Peñarol. O Nacional foi fundado em 1899, daí a importância do Albion na disputa histórica pela alcunha de clube mais antigo do Uruguai.

Aqui tem o mapa com a localização de todos os estádios em Montevidéu

--

--

Filipe Aurélio
Meu Velho me Falou

Estudante de jornalismo, amante dos quadrinhos e das boas cervejas.