Precisamos falar da Copa do Mundo ConIFA

Filipe Aurélio
Meu Velho me Falou
Published in
3 min readJun 1, 2018

Longe dos holofotes e de todo o glamour de uma Copa do mundo Fifa, acontece em Londres a 3ª Copa do Mundo ConIFA. Uma competição disputada por equipes que representam nações, estados não reconhecidos, povos sem Estado e micronações não filiadas a FIFA.

A ConIFA conta atualmente com 45 membros, sendo 24 europeus, 10 asiáticos, 9 africanos, 2 da Oceania e outros 2 da América do Norte.

Jämtkraft Arena estádio da primeira edição da Copa do Mundo ConIFA

A primeira edição do torneio aconteceu em 2014 e foi realizada na região da Lapônia, todos os jogos foram realizados na cidade de Östersund, Suécia. Contou com 12 seleções participantes: Ilha de Man ,Condado de Nice, Nagorno-Karabakh, Padânia, Ossétia do Sul, Darfur, Abecásia, Ocitânia, Lapônia, Aremus , Curdistão e Tamil Eelam.

Inicialmente a seleção do Zanzibar fazia parte das 12 equipes participantes, mas seus jogadores não conseguiram o visto necessário para ingressar na Suécia, a equipe foi substituída pela seleção do Condado de Nice.

Foram 28 jogos com 128 gols marcados, destaque para as goleadas:

Darfur 0x20 Padania
Darfur 0x19 Ossétia do Sul

O Condado de Nice foi o campeão após empatar com Ilha de Man em 0x0 no tempo normal e vencer por 5x3 nos pênaltis.

Segunda edição da Copa do Mundo ConIFA

Em 2016 foi realizada a segunda edição na Abecásia, território que integra a Geórgia, se declarou independente em 1999 e só é reconhecido como um país pela Rússia, Nicarágua e Venezuela.

Em uma pesquisa para escrever este texto, encontrei o relato do brasileiro Paulo Henrique Martins, que foi até Abecásia cobrir a competição. Vale a leitura O caminho para Abecásia.

A competição contou com a participação de 12 equipes: Abecásia, Armênia Oriental, Arquipélago de Chagos, Curdistão, Coreanos do Japão, Székely Land, Chipre do Norte, Padânia, Récia, Panjab, Lapônia e Somalilândia.

Torcida local invade o gramado para comemorar o título

A seleção do Condado de Nice, o povo Romani da Europa e a comunidade de Aymará da América do Sul, haviam obtido a classificação, porém desistiram de participar devido as preocupações quanto a segurança na região, já a Ilha de Man, seguiu as recomendações do governo britânico de não viajar para a competição.

Foram 28 jogos com 115 gols marcados, destaques para as goleadas:

Arquipélago de Chagos 0x12 Armênia Ocidental
Abecásia 9x0 Arquipélago de Chagos

A Abecásia foi campeã depois de empatar em 1x1 contra Panjab e vencer por 6x5 no pênaltis.

Terceira edição da copa do mundo ConIFA

Seleção do Tibet, um das equipes que disputa a competição

O anfitrião desta edição é Barawa, uma região no sudeste da Somália, porém os jogos serão disputados em Londres que é a cidade sede da Associação de Futebol de Barawa.

A 3ª edição acontecerá entre os dias 31 de maio e 10 de junho de 2018. Ao todo serão 16 participantes: Barawa, Ilha de Man, Tamil Eelam, Cascadia, Abecásia, Chipre do Norte, Felvidek, Tibet, Padania, Szekely Land, Kiribati, Matabeleland, Panjab, Coreanos do Japão, Armênia Ocidental, Kabylia.

Você pode conferir a tabela da competição aqui

--

--

Filipe Aurélio
Meu Velho me Falou

Estudante de jornalismo, amante dos quadrinhos e das boas cervejas.