5 semelhanças entre Palmeiras, Tigre, Libertadores e… Série B?

Equipes se enfrentam nesta quarta-feira (4) na primeira rodada da Copa Libertadores 2020

Vítor Moura
Esporte em jogo
4 min readMar 4, 2020

--

(Foto: Sites oficiais CA Tigre e SE Palmeiras / Arte: Vítor Moura)

A Copa Libertadores 2020 enfim começou, pelo menos a tão esperada fase de grupos. Nesta quarta-feira (4), às 19h15 (horário de Brasília), no Estádio Jose Dellagiovanna, em Victoria, o Palmeiras visita o Tigre, da Argentina, na abertura do Grupo B da competição, ou seja, a estreia das equipes na principal competição entre clubes da América!

Ambas as equipes começarão a caminhada rumo à glória eterna, lema que é utilizado pela organização para definir a competição. O Palmeiras disputará o torneio pela quinta vez seguida e a 20ª em sua história, o recordista de participações entre os brasileiros juntamente com Grêmio e São Paulo. Já o Clube Atletico Tigre disputará o torneio pela segunda vez e quer aproveitar a oportunidade.

O que provavelmente você não saiba é que Palmeiras e Tigre têm muitas semelhanças quando o assunto envolve os clubes, a Libertadores e a… Série B? Sim, a segunda divisão também tem relação com as equipes e o torneio continental.

5 semelhanças entre Palmeiras, Tigre, Libertadores e… Série B

(Foto: Divulgação Getty Images)

1. O Tigre disputará sua segunda Copa Libertadores, no mesmo grupo B e terá o Palmeiras em seu caminho mais uma vez

Sim, Palmeiras e Tigre se enfrentaram na estreia da equipe argentina na edição em 2013. As equipes faziam parte do grupo 2 (o mesmo grupo B na época) junto com Libertad, do Paraguai e Sporting Cristal, do Peru.

No primeiro embate, que aconteceu há quase 7 anos (6 de março de 2013), o Tigre venceu os brasileiros em casa e no estádio da primeira partida em 2020 por 1 a 0, gol de Peñalba nos acréscimos. No returno o Palmeiras foi superior e derrotou os argentinos por 2 a 0, gols de Caio e Charles, em partida ocorrida no Estádio do Pacaembu.

2. Na edição de 2013 ambos avançaram para o mata-mata

Se nos jogos foi uma vitória para cada lado, na classificação geral ambos também tiveram sucesso. O Palmeiras foi o primeiro colocado com nove pontos, mesma pontuação do Tigre, mas ficou com a liderança pelo saldo de gols (0 a -1), o Libertad foi o terceiro com oito pontos e o último colocado foi o Sporting Cristal também com oito pontos, um dos grupos, se não o grupo, mais equilibrado da história da competição.

Palmeiras e Tigre ganharam três jogos e perderam três, por coincidência venceram e perderam das três equipes e também foram eliminados nas oitavas, o Palmeiras para o Tijuana, do México e o Tigre para o Olímpia, do Paraguai, finalista daquela edição.

3. As duas equipes jogaram (e jogarão) a Libertadores… Durante a Série B!

E por mais que o destino quisesse caprichar ele não poderia: o Palmeiras disputou a Libertadores de 2013 no grupo do Tigre, Série A do Campeonato Argentino, jogando a Série B do Campeonato Brasileiro pela segunda vez na história, enquanto o Tigre disputará o torneio em 2020 no mesmo do Palmeiras, Série A do Campeonato Brasileiro, jogando a Série B do Campeonato Argentino!

Além de Palmeiras e Tigre, apenas outras cinco equipes competiram na Libertadores enquanto não estavam na elite do futebol de seu país, são eles Criciúma em 1992, Santo André em 2005, Paulista em 2006 (todos os três por terem vencido a Copa do Brasil do ano anterior), o Jorge Wilstermann, da Bolívia, em 2011 (venceu o Campeonato Boliviano de 2010, mas o regulamento permitia o rebaixamento pelas regras do torneio) e o Santiago Wanderers, do Chile, em 2018 (ganhou a Copa do Chile), que foi eliminado na pré-Libertadores.

4. Brasileiros e argentinos se classificaram para a Libertadores em 2013 e 2020 após vencerem a copa de seu país

Como se não bastasse as semelhanças com a segunda divisão de seus países, em 2012 e 2019, ano em que os clubes conseguiram o acesso para a Copa Libertadores, ambos os clubes faturaram a Copa do Brasil e a Copa de La Superliga Argentina.

O Palmeiras venceu o Coritiba na final de 2012 e foi rebaixado cinco meses depois e o Tigre venceu nada mais, nada menos, do que o poderoso Boca Juniors em junho de 2019, mas neste caso a equipe argentina já tinha sido rebaixada há pouco mais de um mês.

5. A origem das duas equipes passa pela… Itália!

Sim, o país europeu, responsável pela grande imigração para a América do Sul desde o século XIX e que ajudou a fundar várias equipes como o Palmeiras, chamado de Palestra Itália de sua fundação, 1914, até a mudança obrigada em 1942, também tem raízes na equipe da cidade de Buenos Aires.

O Tigre nasceu em 1902 e foi fundado por jovens que gostariam de praticar o futebol. Liderados por José Dellagiovanna o Club Atletico Juventud del Tigre disputou sua primeira partida com uniformes doados por um comerciante de origem Suíça, mais precisamente da cidade de Ticino, sul do país e fronteira com a… Itália. A cidade suíça tem como idioma principal o italiano, portanto o Tigre tem como um grande responsável em sua história um italiano, o mesmo se aplica a Sociedade Esportiva Palmeiras.

Com tantas semelhanças assim é preciso saber se em campo a história, os fatos e obras do acaso também jogarão.

Quem leva o duelo?

--

--