A bola laranja vai voltar! Campeonato Paulista de Basquete 2020 começará em outubro

Competição terá duração de 40 dias e 11 equipes estarão na briga pelo título; O Sesi Franca é o atual campeão

Vítor Moura
Esporte em jogo
4 min readAug 29, 2020

--

(Foto: Newton Nogueira)

Depois de seis meses sem entrar em quadra, o basquete paulista estará de volta em outubro, mais precisamente no dia primeiro em que é previsto o início do Campeonato Paulista 2020 da Divisão Especial Masculina — Série A1. São 11 equipes que estarão na briga pelo título no dia 11 de novembro, data marcada para a grande final.

O anúncio aconteceu na última quarta-feira (26) pela Federação Paulista de Basketball (FPB) e durante cinco meses de quarentena, a FPB e seus filiados se reuniram virtualmente para, em conjunto, viabilizar a realização do Paulista 2020 de forma segura e consciente, respeitando a saúde de jogadores, comissão técnica, oficiais de quadra e mesa, e de todos os envolvidos na competição.

O presidente da FPB, Enyo Correia, destacou o comprometimento de todos os envolvidos para viabilizar a realização da competição estadual.

“A pandemia pegou o mundo de surpresa e nos deixou sem saber o que realmente iria acontecer. Durante esse período de quarentena, mantivemos o nosso trabalho e a volta das competições sempre foi uma prioridade, embora a saúde de todos seja ainda o mais importante. Fico muito feliz e satisfeito de estarmos voltando com o basquete, seguindo um protocolo de segurança e todas as orientações dos órgãos governamentais. Conseguimos adequar o calendário e vamos um realizar um campeonato de alto nível como nos anos anteriores”.

Todos os jogos acontecerão sem a presença de público.

As equipes participantes do Campeonato Paulista 2020 da Divisão Especial Masculina — Série A1

Grupo A

Sesi Franca Basquete (atual campeão)

Mogi Basquete

Zopone Bauru Basket

Liga Sorocabana de Basquete (LSB)

Unifae São João da Boa Vista

Grupo B

Corinthians

São Paulo

Club Athletico Paulistano

Esporte Clube Pinheiros

São José Basketball

Basquete Osasco

Como será o sistema de disputa

As 11 equipes foram divididas em dois grupos regionalizados (5 na chave A e 6 na chave B) e se enfrentarão em turno único para classificar os quatro melhores de cada grupo para compor as Chaves C e D, que serão disputadas em quadrangular sediado de turno único e completo.

Classificarão as duas primeiras de cada chave, que jogarão a Final, em sistema de cruzamento olímpico (1C X 2D, 1D X 2C / perdedor x perdedor, vencedor x vencedor).

Formam a Chave A: Sesi Franca Basquete, Mogi Basquete, Zopone Bauru Basket, Liga Sorocabana de Basquete (LSB) e Unifae São João da Boa Vista. A Chave B é composta por Corinthians, São Paulo, Club Athletico Paulistano, Esporte Clube Pinheiros, São José Basketball e Basquete Osasco.

Todos os jogos do Paulista 2020 serão transmitidos ao vivo, via streaming, com jogos semanais na TV. A FPB divulgará nos próximos dias a emissora.

Tabela da Divisão Especial A-1 Masculina

Primeira fase

Chave A

01/10 — Zopone Bauru Basket x Sesi Franca Basquete

02/10 — Mogi Basquete x LSB

06/10 — Sesi Franca Basquete x LSB

07/10 — Unifae São João x Mogi Basquete

12/10 — LSB x Zopone Bauru Basket

13/10 — Unifae São João x Sesi Franca Basquete

17/10 — Mogi Basquete x Zopone Bauru Basket

18/10 — LSB x Unifae São João

22/10 — Sesi Franca Basquete x Mogi Basquete

23/10 — Zopone Bauru Basket x Unifae São João

Chave B

03/10 — Basquete Osasco x Corinthians

04/10 — Pinheiros x São Paulo

05/10 — São José Basketball x Paulistano

08/10 — Basquete Osasco x Pinheiros

09/10 — São Paulo x Paulistano

11/10 — Corinthians x São José Basketball

14/10 — Paulistano x Basquete Osasco

15/10 — Corinthians x Pinheiros

16/10 — São Paulo x São José Basketball

19/10 — Paulistano x Corinthians

20/10 — São Paulo x Basquete Osasco

21/10 — Pinheiros x São José Basketball

24/10 — Corinthians x São Paulo

25/10 — São José Basketball x Basquete Osasco

26/10 — Paulistano x Pinheiros

Segunda fase

Chave C (1A / 2A / 3B /4B) — 30, 31/10 e 01/11

Chave D (1B / 2B / 3A / 4A) — 02, 03 e 04/11

Final

Entre 07 E 10/11

Protocolo de segurança foi aprovado pelo Governo de São Paulo

(Foto: Divulgação FPB)

O protocolo de segurança elaborado pela FPB foi aprovado pelo Governo de São Paulo, que teve como responsável o Dr. Carlos Vicente Andreoli e sua equipe.

Também foi anunciada a parceria com o Instituto de Medicina Diagnóstica Alves Muller (DAM) para viabilizar aos seus filiados, com valores diferenciados, os testes do COVID-19, tanto o sorológico (IGA/IGM/IGG), que detecta se o paciente teve ou não contato com o vírus, e RT-PCR, que detecta se o paciente está com a doença.

Enyo Correia comentou sobre a mobilização feita pela organização e os clubes da competição.

“Foram incansáveis meses de trabalho para que pudéssemos voltar com o basquete de forma segura. A FPB, juntamente com os clubes filiados, não mediu esforços para a manutenção do calendário 2020 de forma segura para todos. Chegamos a um protocolo que irá permear a volta segura não só do basquete como do futsal, handebol e voleibol. A parceria com o DAM para a testagem do COVID-19 também é mais um passo importante que estamos dando para que as equipes sejam beneficiadas”.

--

--