Corinthians e Ferroviária conhecem seus grupos na Libertadores 2019

Vítor Moura
Esporte em jogo
Published in
3 min readSep 30, 2019

Corinthians cai no grupo C ao lado do campeão colombiano e Ferroviária está no grupo de campeões nacionais

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Corinthians e Ferroviária conheceram o seus respectivos caminhos na Copa Libertadores 2019. A Ferroviária, atual campeã brasileira enfrentará o Deportivo Cuenca, do Equador, Estudiantes de Caracas, da Venezuela e Mundo Futuro, da Bolívia. O Timão terá pela frente o Club Nañas, do Equador, Libertad/Limpeño, do Paraguai e a campeã colombiana America de Cali.

A edição 2019 acontecerá entre os dias 11 e 27 de outubro na cidade de Quito, no Equador e em dois estádios: Olímpico Atahualpa e Rodrigo Paz Delgado. Esta é a primeira vez que o país receberá a competição.

O sorteio da Copa Libertadores Feminina 2019 ocorreu às 18h, horário de Brasília, em Quito no Equador. Esta será a 11ª edição do torneio que tem sete campeões brasileiros, são eles Santos (2009 e 2010), São José (2011, 2013 e 2014), Ferroviária (2015) e Audax/Corinthians (2017). Os outros campeões são Colo-Colo, do Chile (2012), Sportivo Limpeño, do Paraguai (2016) e Atletico Huila, da Colômbia (2018).

Apenas em 2016 o Brasil não teve representantes na final da competição e o São José é o maior campeão do torneio com três títulos. Na atual competição cinco equipes já venceram a principal taça continental. Além de Corinthians e Ferroviária, Colo-Colo, Atletico Huila e Sportivo Limpeño (que disputará neste ano em parceria com o o Libertad).

Grupos da Libertadores 2019

(Foto: Reprodução CONMEBOL)

Grupo A

Atletico Huila (Colômbia)

Peñarol (Uruguai)

Cerro Porteño (Paraguai)

Colo-Colo (Chile)

Grupo B

Deportivo Cuenca (Equador)

Estudiantes de Caracas (Venezuela)

Mundo Futuro (Bolívia)

Ferroviária (Brasil)

Grupo C

Corinthians (Brasil)

Club Nañas (Equador)

America de Cali (Colômbia)

Libertad/Limpeño (Paraguai)

Grupo D

Santiago Morning (Chile)

UAI Urquiza (Argentina)

Municipalidad de Majes (Peru)

Independiente Medellín/Formas Íntimas (Colômbia)

Regulamento

As 16 equipes classificadas foram divididas em quatro grupos com quatro equipes cada um. Em cada uma das chaves acontecerão jogos de todos contra todos em turno único, classificando para as quartas de final os dois primeiros de cada grupo.

A partir das quartas será realizado o mata-mata entre primeiro do grupo A x segundo do B, primeiro do B x segundo A e assim respectivamente. Se o empate persistir na partida ela será decidida nos pênaltis, todos os jogos portanto em partida única.

Brasileiras na competição

As duas finalistas do Campeonato Brasileiro 2019 defenderão o Brasil na competição, mas a classificação delas ocorreu em 2018, quando o alvinegro foi campeão brasileiro e a Ferroviária acabou entrando devido ao licenciamento do Rio Preto do futebol feminino e que era o vice-campeão e o Flamengo, terceiro colocado, preferiu disputar os Jogos Militares 2019,a brindo a vaga para o quarto colocado, a Ferroviária, que vem no embalo do segundo título brasileiro.

Campeão da Libertadores em 2015 a Ferroviária disputará o torneio pela terceira vez, enquanto o Corinthians estará apenas em sua segunda participação. Vale ressaltar que o Timão foi campeão em 2017 na parceria com o Grêmio Osasco Audax.

Devido ao chaveamento do torneio, Corinthians e Ferroviária só se enfrentam em uma eventual final, o que daria a chance de uma revanche ao Corinthians após a derrota na final do Brasileirão 2019.

Premiação do torneio

A equipe campeã da Copa Libertadores 2019 irá faturar 85 mil dólares (353 mil reais), o que significa uma premiação muito menor do que a Libertadores masculina, na qual o campeão neste ano receberá até 12 milhões de dólares (cerca de 49 milhões de reais), ou seja, 138 vezes menor em relação as competições.

--

--