Coronavírus altera cronograma do basquete no Brasil; Início do Brasileiro Adulto está adiado
Jogo das Estrelas do NBB que aconteceria nos dias 20 e 21 deste mês também é adiado
[Atualização 15/03: A temporada regular do NBB foi paralisada por tempo indeterminado pela Liga Nacional de Basquete]
Após a declaração de pandemia do Coronavírus por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), o esporte brasileiro começa a sentir as primeiras baixas no basquete. O Campeonato Brasileiro Adulto, correspondente a segunda divisão da modalidade no país teve seu início adiado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O torneio começaria no dia 15 de março.
A confirmação aconteceu nesta sexta-feira (13) em nota oficial da CBB. Além do adiamento da competição, duas rodadas do NBB, o Novo Basquete Brasil acontecerão com portões fechados e o tradicional Jogo das Estrelas que aconteceria nos dias 20 e 21 de março no Ginásio do Ibirapuera foi adiado.
Os torcedores que adquiriram os ingressos para o Jogo das Estrelas 2020 serão ressarcidos de acordo com a forma de pagamento realizada. Quem comprou via cartão de crédito terá o pedido cancelado. Caso a compra tenha sico concluída por meio de cartão de débito a responsável pelo evento, a Eventim, entrará em contato com os bancos responsáveis de acordo com a bandeira do cartão. Compras em dinheiro serão estornadas apenas no local de compra.
Nota da Confederação Brasileira de Basketball
“Seguindo a orientação da Federação Internacional de Basquete (FIBA), órgão maior do basquete mundial, e da ConsuBasquet, órgão do basquete na América do Sul, e por se preocupar com o bem estar e saúde de atletas, comissões técnicas, profissionais da área e torcedores, a Confederação Brasileira de Basketball anuncia o adiamento do início do Campeonato Brasileiro Adulto profissional para evitar colocar a saúde de todos em risco após o surto do COVID-19, o novo coronavírus. O torneio começaria neste domingo, dia 15, com a partida entre Cerrado Basquete e Basquete Anapolino, às 18h, em Brasília.
A CBB irá monitorar junto às entidades nacionais de saúde as informações sobre o avanço do vírus e seu controle dentro do Brasil e seguirá todos os protocolos solicitados pelo Ministério da Saúde, Governo Federal e também FIBA. E só então anunciará ao público as novas datas do começo do torneio profissional, que tem seu término previsto para julho com o Final Four.
Além disso, a CBB também informa o adiamento das próximas etapas dos Campeonatos Brasileiros Interclubes de Base, em parceria com o Comitê Olímpico de Clubes (CBC), onde jovens do sub-12 ao sub-23 atuariam nas próximas semanas: 5x5 e 3x3.. O Campeonato Brasileiro Sub-21, em Uberlândia, em sua reta final, será finalizado no domingo, normalmente, em comum acordo com os clubes e o CBC, com reforço nos protocolos de saúde e segurança entre todos os presentes. A retirada dos atletas da cidade neste momento seria inviável por questões de logística.
A Confederação Brasileira de Basketball também orienta que as federações estaduais, ligas profissionais por ela chanceladas, a Liga Nacional de Basquete (LNB), e a Liga de Basquete Feminino (LBF), sigam as orientações da Federação Internacional de Basquete, suspendendo suas partidas até que seja seguro retornar às atividades.”
Nota do Novo Basquete Brasil
“Clubes decidem pelo adiamento temporário do Jogo das Estrelas 2020 devido ao avanço do COVID-19
Os Clubes associados à Liga Nacional de Basquete (LNB) decidiram, nesta quinta-feira (12/03), por adiar o Jogo das Estrelas 2020, que estava marcado para os dias 20 e 21 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP), devido às circunstâncias e incertezas sobre os casos de COVID-19 (Coronavírus) no Brasil e no mundo.
A decisão da entidade foi baseada em diversos fatores. Dentre eles está o grande fluxo de fãs, atletas, técnicos e demais profissionais envolvidos com o evento, que viriam de várias partes do país a São Paulo, assim como a vinda da equipe Sub-20 da Argentina, que disputaria o Desafio Novas Estrelas na sexta-feira (20/03). Por tratar-se de um evento festivo, o adiamento do Jogo das Estrelas não impacta no calendário da competição.
A LNB também consultou os patrocinadores e parceiros do Jogo das Estrelas em relação à presente situação e todos prestaram solidariedade à decisão. O evento é uma construção conjunta da LNB e de todas as empresas e entidades que apoiam a realização desta festa do basquete nacional.
Além disso, adiar o Jogo das Estrelas neste momento é uma forma de precaver o planejamento de todos os torcedores que já adquiriram os ingressos e também das marcas que estavam preparando grandes ativações para o evento, pois ainda há muitas incertezas em relação à proliferação do vírus nos próximos dias.
Os Clubes associados à Liga Nacional de Basquete também definiram que as partidas do NBB CAIXA desta sexta-feira (13/03) até quarta-feira da semana que vem (18/03) serão realizadas com portões fechados. Na próxima semana, os membros do Conselho de Administração da entidade se reunirão novamente para reavaliar a situação e podendo tomar novas medidas preventivas.
A Liga Nacional de Basquete reforça que permanecerá monitorando de perto os desdobramentos do caso para avaliar qual será a nova data do Jogo das Estrelas 2020 e a forma sequência da temporada 2019/2020 do NBB CAIXA.
Ressarcimento de ingressos do Jogo das Estrelas
Os fãs que adquiriram seus ingressos via cartão de crédito, tanto de forma online quanto em pontos físicos, terão o cancelamento dos mesmos realizado automaticamente. O valor das entradas, incluindo todas as taxas que tenham sido cobradas, será estornado em sua totalidade pela Eventim, que direciona a solicitação de estorno ao banco emissor do cartão de crédito. O prazo para visualizar o estorno é de até duas faturas, conforme data de fechamento do cartão de crédito, de acordo com prazos e regras das administradoras bancárias.
Caso a compra tenha sido feita no cartão de débito em pontos físicos, a solicitação de estorno será enviada ao banco emissor do cartão utilizado no pagamento. O valor total da compra será creditado na conta correspondente ao cartão de débito.
Já em caso de compras em dinheiro, o usuário deve comparecer ao local onde adquiriu os ingressos com os mesmos em mãos. Após preenchimento do formulário de estorno e a devolução dos ingressos, o valor total da compra será devolvido no ato da entrega dos ingressos.
A Eventim reforça que não se responsabiliza por compras efetuadas em canais não oficiais e que não há ressarcimento para cortesias. Para maiores informações: cancelamento@eventim.com.br.”
E não foi apenas as competições nacionais que foram afetadas. A FIBA, Federação Internacional de Basquete, também adiou o Pré-olímpico de basquete 3x3 que aconteceria na Índia entre os dias 18 e 23 de março.
O torneio é um dos meios de classificação para as Olimpíadas de Tóquio em 2020, a maior competição esportiva mundial que também corre o risco de ser adiada. Os Jogos Olímpicos deste ano estão previstos para acontecer entre 24 de julho e 9 de agosto, além das Paralimpíadas entre 25 de agosto e 6 de setembro.
Nota da FIBA (International Basketball Federation)
“MIES (Suíça) — Considerando a situação atual do surto de Coronavírus (COVID-19) e para proteger a saúde e a segurança de jogadores, treinadores, oficiais e torcedores, a FIBA anunciou hoje que todas as competições da FIBA serão suspensas a partir de Sexta-feira, 13 de março de 2020.
A FIBA continuará monitorando a situação diariamente e avaliará as opções para a continuação ou não das respectivas competições, quando e se a situação permitir.”
Liga de Basquete Feminino está suspensa
“A Diretoria da Liga de Basquete Feminino, em atenção aos desdobramentos e notícias referentes à evolução do COVID-19 (Corona Vírus), e;
Considerando a solicitação formal de Clubes filiados participantes da LBF CAIXA 2020 e da Presidente da Comissão de Atletas da LBF, em nome e representação das atletas participantes da competição, no sentido da suspensão e paralisação imediata da LBF CAIXA 2020, na medida em que a sua continuidade poderá resultar em exposição dos participantes em áreas de risco e grande aglomeração de pessoas, tais como hotéis e aeroportos;
Considerando a caracterização do COVID-19 (Corona Vírus) como situação pandêmica de repercussão internacional, tendo resultado em suspensões e paralisações de competições esportivas em escala mundial, no intuito de se evitar maior contágio e proliferação do referido vírus;
Considerando o dever de cautela e a prudência com que são tomadas as decisões no âmbito desta Liga de Basquete Feminino, que através da Nota oficial nº 08/2020 já havia decidido pelo fechamento dos portões dos ginásios das partidas da LBF CAIXA 2020 que se realizassem a partir do dia 13 de março do ano corrente; e
Considerando a importância e a necessidade de preservação da saúde das atletas participantes da competição, bem como de todas as pessoas direta ou indiretamente envolvidas na organização e desenvolvimento da LBF CAIXA 2020;
Decide, em caráter temporário e excepcional, suspender todas as partidas programadas para ocorrer a partir de 14 de março de 2020, de modo a preservar a integridade física e psicológica de todas as atletas participantes da competição, bem como das respectivas comissões técnicas, das equipes de arbitragem e coordenação técnica e de todos os voluntários e profissionais direta ou indiretamente envolvidos em sua organização.”