Fim da Superliga B 2020

Clubes decidiram e CBV apoiou o encerramento da temporada com a classificação da primeira fase devido ao Coronavírus

Vítor Moura
Esporte em jogo
3 min readMar 19, 2020

--

A pandemia de COVID-19, o novo Coronavírus, continua assolando o planeta e no mundo dos esportes não é diferente. Nesta quarta-feira (18), os clubes de vôlei feminino e masculino da Superliga B, juntamente com a Confederação Brasileira de Voleibol, pelo encerramento da temporada 2020 da competição.

Desta forma a classificação da primeira fase valerá como a classificação final do torneio, que dá acesso para os dois primeiros para a elite da Superliga. No feminino o Brasília Vôlei e o Itajaí Vôlei foram os dois primeiros e garantiram o acesso. No masculino as duas primeiras colocações ficaram com Vedacit Vôlei Guarulhos e Uberlândia/Start/Química/Gabarito.

(Foto: Bruna Evelin/Bluvôlei)

Logo na primeira reunião entre os clubes femininos, realizada por meio de videoconferência, as conversas ocorreram entre sete dos oito clubes (a CBV não citou os participantes). A decisão foi unânime e preservou todos os envolvidos com a competição, deste atletas até dirigentes.

A CBV também orientou os clubes a liberarem suas atletas e demais colaboradores devido à preocupação com a saúde e o bem-estar de cada um. O Superintendente de Competições de Quadra da CBV, Renato D’Avila, destacou que todos preservaram a saúde com esta decisão.

“Pensamos acima de tudo na saúde dos envolvidos. E entendemos que pelo bem de todos, o melhor seria pelo encerramento do campeonato justamente pela indefinição do que está por acontecer. Apresentamos essa proposta e tivemos a aprovação dos clubes. Então, a partir de hoje, 18 de março, a Superliga B feminina 2020 está finalizada respeitando a classificação de momento.”

(Foto: Rodrigo Avila/Brasília Vôlei)

No masculino a escolha não foi outra, mas com resistência entre três dos oito clubes que eram contra o encerramento da competição. Cinco clubes foram a favor da conclusão do torneio e a classificação da primeira fase valerá como a final.

Renato D’Avila também comentou a situação do torneio masculino e lamentou pelo fim do campeonato devido a qualidade apresentada em quadra pelas equipes.

“Passamos por esta mesma situação mais cedo, com o fim da Superliga B feminina, e agora com a masculina. Estamos tristes pela situação, por ter que finalizar a competição desta forma, sem a oportunidade de ver a final depois de uma temporada tão equilibrada. Estamos privados de ver o que aconteceria no playoff, com uma disputa bonita e decidida na quadra, mas foi preciso ser decidido na mesa. É para o bem de todos.”

Nas duas modalidades apenas uma partida foi realizada válida pelas quartas de final da competição masculina. Na ocasião o Vedacit Vôlei Guarulhos, agora campeão do torneio, venceu o Lavras Vôlei fora de casa por 3 sets a 2.

Classificação final da Superliga B Feminina 2020

(Foto: Divulgação CBV)

Classificação final da Superliga B Feminina 2020

Errata: o Lavras Vôlei ficou na última posição e o São José na sétima colocação (Foto: Divulgação CBV)

--

--